Moradores denunciaram transporte e comércio ilegal de espécies no bairro; responsável pelo imóvel já cumpre pena pelo mesmo crime
A Guarda Civil Municipal (GCM) de Santo André atendeu nesta terça-feira (16/6) uma ocorrência de crime ambiental contra a fauna silvestre no Recreio da Borda do Campo.
As equipes que patrulhavam a região receberam denúncias de moradores sobre uma residência onde estava ocorrendo transporte e comércio ilegal de animais silvestres. Os agentes encontraram no local macacos saguis e filhotes da araras-canindé, espécies nativas da fauna brasileira.
Tornozeleira
A responsável pelo imóvel alegou que adquiriu os animais de um fornecedor da cidade de Guarulhos e que iria repassá-los para possíveis interessados. Afirmou ainda estar cumprindo pena por crime ambiental, tipificado na Lei 9.605/1998, usando tornozeleira eletrônica como forma de permanecer em liberdade.
O caso foi registrado na Delegacia do Meio Ambiente de Santo André, para onde os animais e a responsável foram encaminhados.
A população pode fazer denúncias sobre maus-tratos e comércio ilegal de animais pelos telefones da GCM (153), Delegacia do Meio Ambiente (4421-3269), Polícia Militar (190) e Prefeitura (0800 0191944).
Texto: Daniele Vieira