Joaquim Alessi
Quem já teve o prazer de ler três livros anteriores do Prof. Joaquim Celso Freire não poderia, em primeiro lugar, esperar nada melhor.
Em “Garirobas roxas, jabuticabas amarelas, lagartixas alcoviteiras”, lançado neste sábado (28.10) na Flirp 2023 – Feira Literária de Ribeirão Pires – ele delega à personagem Laura, enfermeira, a missão de sintetizar as ações do nonagenário Silva.
“Esse livro nasce sustentado numa trilogia anterior, de um personagem que criei desde o início dos anos 2.000, o Silva, um nonagenário que narra sua vida em três livros anteriores”, explica, em suma, Joaquim.
E prossegue: “Nesses três livros anteriores, em determinados momentos, ele, nas suas narrativas, cria desejos, intenções alcoviteiras com relação a uma cuidadora, a enfermeira que toma conta da vida dele”.
Os livros são: “Um Silva de A a Z” (que tem muita semelhança com um certo Silva que conhecessemos bem), prosa, de 2007 ; “O Rio das minhas manhãs: prosa e poesia”, de 2012; e “Meu pé de alecrim deu fulô: prosa”, de 2015.
Maia detalhes
Mas, o Prof. Joaquim diz ainda: “E aí, além de ter esses sonhos com a Laura, ele também dialoga com uma lagartixa, e intenciona, em determinado momento, convidar Laura para ir a um campo de gabirobas e jabuticabas colher frutas, e, ao colher frutas, na ideia dele, ele acabaria convencendo Laura de que ele é um bom sujeito, que a relação poderá frutificar”.
Joaquim Celso Freira conta mais no vídeo publicado abaixo, mas é legal deixar as descobertas para o deleite do leitos. Sem spoiler aqui, portanto.
Só contando, porém, que a narradora Laura é quem fala, por exemplo, de suas afeições por José Silva. Mais não revelo, nem sob tortura.
Quer saber? Tem de ler o livro todinho, o que é por demais prazeroso.
Vai saber, por exemplo, por que “as frutas mudam de cor, amadurecem, ganhar sabor”.
Por, além disso, porque a lagartixa, sempre tida como fria (engano que desconhece biologia), é quente. Nesse livro, quentíssima.
Trata-se de uma obra, acima de tudo, para ser lida de um fôlego só.
São, por exemplo, nove crônicas, também possíveis de ser lidas uma a uma. Ou de uma só vez. A critério do apetite do leitor.
A edição é da Alpharrabio, da editora Dalila Teles Veras, e a as ilustrações, do próprio Joaquim, são lindíssimas.
Versão eBook na Amazon, para ler no Kindle. Mas no papel é muito mais gostoso.
Assista ao vídeo da entrevista do Prof. Joaquim Celso Freire: