Fundação Nacional das Artes reconhece o repentista Ivanildo Vila Nova como mestre das artes brasileiras

In Canto do Joca On
Ivanildo Vila Nova é mestre das artes brasileiras (Crédito: u Brainer / Edição CCOM Funarte)

A Fundação Nacional de Artes – Funarte reconheceu o repentista Ivanildo Vila Nova como um dos 50 Mestres das Artes Brasileiras. Contemplado no Prêmio Funarte Mestras e Mestres das Artes, Ivanildo é celebrado pela sua contribuição para o repente e a cantoria, manifestação reconhecida como patrimônio imaterial da cultura brasileira.

Nascido em Pernambuco e morador de Campina Grande (PB), ele aprendeu o ofício de sua arte com o pai, o famoso cantador José Faustino Vilanova. Desde criança, Ivanildo o acompanhava em suas apresentações e tomou gosto pelo universo das rimas, da literatura e dos causos que valorizam as vivências dos cantadores e contribuem para o fortalecimento da identidade cultural nordestina.
​​​​​​​
Reconhecido por clubes, associações, rádios e pela sociedade como um dos maiores repentistas de todos os tempos, Ivanildo participa ativamente da realização de congressos e festivais de violeiros e cantorias, reunindo os melhores repentistas do Nordeste e revelando cantadores totalmente desconhecidos. Seu histórico de atuação e parcerias é longo, tendo lançado discos em vinil, CD’s, DVD’s, livros, participado de documentários e mais de 30 discos com diversos repentistas contemporâneos e da nova geração. É o autor da canção “Nordeste Independente”, em parceria com Bráulio Tavares e gravada pela cantora Elba Ramalho.

Ivanildo é um dos principais responsáveis pela profissionalização do repente e atua diretamente na transmissão de seus saberes junto a repentistas mais jovens, dividindo o palco, promovendo cantorias e desafios com jovens aprendizes do universo das rimas.

Ele faz parte, no segmento de Música, das 50 contempladas e contemplados no Prêmio Funarte Mestras e Mestres das Artes, mecanismo inédito que reconhece agentes das artes com mais de 60 anos, considerados “mestres das artes”, de todas as regiões do país. Para concorrer ao prêmio, mestras e mestres são indicados por organizações, grupos ou coletivos que os reconhecessem como referência nas artes. Com um investimento total de R$ 5 milhões, o prêmio é uma iniciativa-piloto que visa ao fomento e à difusão da memória das artes no Brasil, por meio do reconhecimento e valorização da trajetória de agentes aclamados por coletividades a partir de suas contribuições e atuação como referência nos segmentos das artes visuais, circo, dança, música, teatro e artes integradas.

You may also read!

BRK celebra o mês das crianças com atividades educativas sobre saneamento

Evento reuniu funcionários e familiares em oficinas e atividades lúdicas que incentivaram o aprendizado sobre o tratamento da água

Read More...

Tite antecipa reajuste de 25% no salário-base da GCM de São Caetano do Sul

Reajuste do salário-base da GCM (Guarda Civil Municipal) de São Caetano do Sul, previsto para fevereiro de 2027, foi

Read More...

Orlando Morando tem sétima conta aprovada pela Câmara de São Bernardo

Vereadores endossaram parecer favorável do Tribunal de Contas do Estado sobre o exercício de 2023; gestão registrou superávit de

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu