Fundação do ABC gerencia mais de 800 leitos hospitalares dedicados à Covid-19

In Saúde On
- Updated
Hospital de Urgência de São Bernardo. Foo: Gabriel Inamine/PMSBC

Número corresponde a 37% dos leitos operados pela FUABC em sete cidades; ao todo, já foram contratados 2.700 funcionários durante pandemia

A grave pandemia causada pela Covid-19 tem exigido esforços de todas as redes de saúde, públicas e privadas, para atender à alta demanda por atendimento e internações em todo o País. A Fundação do ABC gerencia atualmente 814 leitos hospitalares do Sistema Único de Saúde (SUS) dedicados exclusivamente ao tratamento do novo coronavírus, sem contabilizar as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). O número corresponde a 37% dos leitos hospitalares atualmente operados pela FUABC nas Mantidas, que hoje somam 2.167 em sete cidades: Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Mauá, Guarujá, Mogi das Cruzes e São Paulo. O balanço a seguir compreende o período entre março e maio.

A taxa total de ocupação dos leitos de Covid-19 dos hospitais da FUABC varia entre 60% e 70%, considerando leitos de enfermaria e de terapia intensiva. Entre casos suspeitos e confirmados, a rede hospitalar da FUABC já atendeu o total de 8.981 pacientes. Dos 2.076 pacientes confirmados com a Covid-19 neste período, a grande maioria evoluiu para alta médica. Ao todo, 431 apresentaram complicações e foram a óbito, o que representa uma taxa de mortalidade de 20% do total de casos confirmados tratados.

Para reforçar o quadro assistencial dos hospitais foram contratados cerca de 2.700 novos funcionários, diretamente ou terceirizados, para atuar na linha de frente dos atendimentos. Destes, 2 mil são do novo Hospital de Urgência de São Bernardo, inaugurado em maio, e do Hospital Anchieta, também dedicado ao tratamento da doença. Em Santo André são 490 novos colaboradores, especialmente para os hospitais de campanha. Já o Complexo Hospitalar de São Caetano reforçou a equipe com mais 36 profissionais.

Ao todo, a Fundação do ABC conta com cerca de 22 mil funcionários. Desde o início da pandemia, as unidades de saúde já contabilizam 4.228 funcionários afastados em função da Covid-19, sendo 1.051 confirmados com a doença, 2.257 afastados por sintomas suspeitos e 920 por integrarem os grupos de risco.

“O perfil dos atendimentos mudou e a área de Recursos Humanos tem sido a maior dificuldade. Cerca de 20% dos nossos funcionários já estiveram afastados em razão da pandemia. A rotatividade está alta e já há escassez para contratações. São vários desafios. O mundo mudou e a mudança veio para ficar. Seguramente as campanhas de promoção à saúde, por exemplo, serão ainda mais fundamentais daqui em diante. Neste cenário, em parceria com os municípios, seguimos empenhados em prover as necessidades dos serviços para atravessar esta pandemia sem precedentes na nossa história”, considera a presidente da FUABC, Dra. Adriana Berringer Stephan.

Para atuar no hospital de campanha de Mogi das Cruzes a FUABC também contratou 59 funcionários, e outros 21 para reforçar os plantões na UPA de Santos.

NOVAS PARCERIAS

Durante o período de quarentena, a Fundação do ABC assumiu dois novos serviços em parceria com o Governo do Estado, ambos voltados ao enfrentamento da Covid-19. No Hospital Ipiranga são 10 leitos de Terapia Intensiva e 30 leitos de internação em enfermaria, além da gestão do Centro de Triagem. O início do contrato foi em 27 de abril. Também foram contratados 120 novos funcionários.

Já no Hospital Geral de São Mateus a FUABC assumiu, em 6 de maio, a Clínica Médica do Pronto-Socorro Adulto, que compreende atendimento médico clínico de urgência e emergência no Pronto Atendimento, Sala de Emergência, Sala de Estabilização, Observação Masculina e Feminina.

You may also read!

Marina defende programa Cidades Verdes Resilientes para São Bernardo em ato com Luiz Fernando

Joaquim Alessi Objetiva e prática, a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva (Rede Sustentabilidade), destacou na

Read More...

Há mais de 500 pessoas que podem receber Vale Gás e Vale Supermercado e precisam entregar documentos em São Caetano

Joaquim Alessi O prefeito José Auricchio Júnior lançou um alerta importante na manhã deste sábado (22.6), durante o Inverno Solidário. "Tem

Read More...

Golaço: Auricchio entrega novo campo do Gisela em São Caetano

O prefeito José Auricchio Júnior entregou no início da noite desta sexta-feira (21.6) mais um campo de futebol com

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu