Fundação das Artes marca presença na Entoadinha Nordestina com oficina de xilogravura

In ABCD, Cultura On
- Updated
Produção de matrizes de xilogravura na Fundação das Artes. Foto: Paulo Cesar Ribeiro/Divulgação

A festa mais arretada de São Caetano do Sul está chegando: e, 29 e 30 de março, sábado e domingo, das 10h às 17h, a Cidade das Crianças recebe a 1ª Entoadinha Nordestina.

Direcionada ao público infantil, a festividade terá muita música, brincadeiras, gastronomia e diversas outras atrações.

E a Fundação das Artes marca presença no evento com a oficina de impressão em xilogravura, que vai atender ao público no sábado (29), das 10h às 13h.

O parque Cidade das Crianças fica na Alameda Conde de Porto Alegre, 860, no bairro Santa Maria, em São Caetano.

O evento é para toda a família, com entrada solidária: 1 kg de alimento não perecível.

A atividade será conduzida por membros do núcleo de pesquisa da Escola de Artes Visuais da Fundação das Artes de São Caetano do Sul, que guiarão os participantes na impressão de matrizes com imagens e personagens dos contos e histórias que habitam os livrinhos de cordel.

As matrizes, em madeira, estão sendo produzidas na FASCS, com a organização de Valdo Rechelo, Coordenador Técnico da Escola de Artes Visuais da instituição.

Segundo Adriana Sampaio, Diretora Geral da FASCS, a oficina de impressão em xilogravura, entre outros aspectos, “promove o conhecimento sobre a cultura nordestina e a importância do cordel na narrativa popular, além de proporcionar uma experiência prática e lúdica, em que os participantes vivenciam o encantamento das imagens da matriz ganhando vida no papel”.

As crianças poderão observar e participar do processo de impressão, transferindo as imagens gravadas para o papel, e ainda levar para casa o seu trabalho. Inspirada no rico universo do cordel, expressão cultural profundamente enraizada na tradição nordestina, a xilogravura é uma técnica de impressão que esculpe uma imagem em madeira e a reproduz em papel ou tecido.

You may also read!

Dia Mundial da Água: parceria entre Braskem e Aquapolo reforça segurança hídrica e preservação de recursos no ABCD

Projeto pioneiro de reuso de água garante, em primeiro lugar, abastecimento industrial sustentável e reduz pressão sobre mananciais da

Read More...

Caminhada das Águas reúne 100 pessoas em Ribeirão Pires e celebra o Dia Mundial da Água

Evento gratuito promoveu atividade física e conscientização ambiental em percurso entre o CTT João Netto e o lago do

Read More...

Forró de Mestrinho dá o tom do novo formato de Entoada Nordestina de Ribeirão Pires

Evento reúne cerca de 30 estabelecimentos e mais de 100 opções gastronômicas, fortalecendo a economia criativa e valorizando o

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu