Fim de prova de admissão, criação de núcleos descentralizados de formação e parcerias para ofertar cursos técnicos contribuíram para fazer da autarquia cada vez mais referência em formação profissional
Desde 2021, a Fundação Florestan Fernandes, autarquia vinculada à Prefeitura de Diadema, diversificou e ampliou, acima de tudo, as oportunidades de qualificação profissional e formação que oferta gratuitamente à população do município.
Essa democratização do acesso à educação teve, em primeiro lugar, um grande reforço na gestão do prefeito José de Filippi Júnior.
Em seu primeiro ano no atual mandato, acabou, em suma, com a prova admissional para quem quisesse se matricular em um dos mais de 40 cursos ofertados em três ciclos ao longo do ano.
Nos últimos quatro anos, a Florestan formou mais de 21 mil pessoas em cursos distribuídos em diversas áreas.
São eles, administração e gestão, serviços, tecnologia da informação, gastronomia, beleza e estética, juventude, entre outras.
Para o diretor-presidente da instituição, Manoel Eduardo Marinho, o Maninho, esses números atestam que a eliminação da prova de admissão foi correta.
“Além de ter esse efeito imediato de abrir as portas de nossa instituição para toda a comunidade, principalmente para quem mais precisa se qualificar para o mercado de trabalho, a qualidade de nossos formandos é um atestado de que a Florestan permanece como referência em educação profissional”, afirma, em resumo.
Polos de formação
Também com esse objetivo, de democratizar a qualificação profissional, a Florestan criou 20 polos de formação distribuídos em todas as regiões de Diadema.
Nesses locais, são oferecidas, da mesma forma, diversas oficinas: Pequenos Negócios, Portaria e Recepção, Tranças em Cabelos Afro, Técnicas em Vendas, Artesanato em Crochê e Barbante e Orientação Pessoal e Profissional – Oriente-se. Cerca de 1,5 mil alunos passam por ano nas unidades descentralizadas.
Outra inovação dos últimos quatro anos foi o oferecimento de bolsas integrais em cursos técnicos de Radiologia e Enfermagem.
Isso graças a parcerias com escolas do município. Em 2024, foram disponibilizadas 30 bolsas em cada uma das formações.
A juventude também foi contemplada pela atual gestão da Florestan.
A mesma estabeleceu parceria com o renomado Cursinho da Poli para ofertar bolsas de estudo integrais para o curso Preparatório para o Enem e Vestibulares.
Também voltado à juventude, o Programa Jovem Aprendiz encaminha moradores de 16 e 24 anos para vagas em empresas da região.
Antes de ser encaminhados, os interessados têm que se matricular no curso Preparação para o Primeiro Emprego.
Ele promove exercícios práticos e dinâmicos sobre temas como trabalho, cidadania, informática e trabalho em equipe.
Desde 2021, mais de 240 jovens já atuaram como aprendizes em 20 empresas da região.
Embeleza
Para Maninho, o Florestan Embeleza, outra novidade da atual gestão, tem contribuído, por exemplo, para preparar ainda mais os alunos da instituição para o mercado.
Além de já ter se tornado, da mesma forma, uma ação social aguardada pela comunidade.
“Durante o Embeleza, nossos estudantes dos cursos da área de beleza e estética – como de manicure, cabeleireiro e design de sobrancelhas – têm a oportunidade de exercitar na prática, com a população, o que aprendem em sala de aula. E todos esses serviços, que seriam caríssimos em um salão de beleza, são oferecidos de graça. É um sucesso total!”, completa, em suma.
Desde 2021, já foram promovidas, em conclusão, 10 edições do Embeleza, que beneficiaram cerca de 3,7 mil pessoas.