Filippi impulsiona desenvolvimento econômico em Diadema

In ABCD, Economia On
- Updated

Criação do Emprega Diadema, simplificação de processos de licenças e diálogo estreito com o setor produtivo então entre medidas adotadas por Filippi na área de desenvolvimento econômico; potencialização dos programas de economia solidária e facilitação no acesso aos cursos da Florestan Fernandes aumentou o número de empreendedores

A volta do prefeito Filippi ao comando de Diadema representou também nova perspectiva para o desenvolvimento econômico da cidade. O município voltou a gerar empregos, ampliou o número de empresas, desburocratizou processos e retomou protagonismo econômico no Estado e no Brasil. 

Diadema tem recuperado a sua capacidade de geração de emprego desde 2021, primeiro ano da gestão do prefeito Filippi. Os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho não deixam dúvidas: em 2020, último ano da gestão anterior, a cidade tinha 82.816 empregos formais. Aumentando ano a ano (87.622 em 2021, 90.450 em 2022, 92.437 em 2023), o número de vagas com carteira assinada chegou a 95.282 até agosto de 2024, aumento de 115% no período.

A atuação de Filippi no desenvolvimento econômico de Diadema passa por várias frentes, entre elas, a criação do Emprega Diadema, um site onde os moradores podem cadastrar os seus currículos e as empresas têm acesso aos candidatos para preencher as suas vagas. O Emprega Diadema foi a solução digital e inteligente para remediar o fechamento do Centro Público de Trabalho, Emprego e Renda (CPTER), realizado pela gestão do ex-prefeito Lauro Michels. Além disso, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho promove, semanalmente, ações de recrutamento em que os empregadores podem entrevistar os candidatos. Também já foram realizados feirões de emprego com a oferta de mais de 2.000 vagas.

A organização de feirão de crédito para empresas e a simplificação na obtenção de licenças foram medidas tomadas em benefício do setor produtivo, além da reativação na cidade de um posto da Receita Federal e da renovação da parceria entre a Associação Comercial e Empresarial (ACE) de Diadema e a Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp). Nesta parceria, a Prefeitura cede os servidores e a ACE cede o espaço para instalação da Jucesp. Desta forma, o trabalho realizado pela junta comercial, de abertura e fechamento de empresas e alterações contratuais, continua bastante simplificado para as empresas da cidade. Na região, além de Diadema, apenas Santo André tem um posto semelhante.

Para os empreendedores, Diadema descentralizou e territorializou a política de Economia Solidária para toda a cidade. Criou o programa COOPERA Diadema – Diadema Mais Cooperativa e Solidária e prestou assessorias e consultorias para 808 empreendedores, com a incubação de 21 empreendimentos coletivos e garantia de renda extra média de R$ 1,3 mil para empreendedores do Coopera, por meio dos eventos realizados no município.

Promoveu também o empoderamento das mulheres com representatividade de 61% delas à frente dos empreendimentos; viabilizou espaços de comercialização em Parques e nos eventos culturais; realizou 3.000 atendimentos de formação, assessoria e consultoria aos empreendedores e garantiu remuneração das cooperativas de catadores e catadoras da cidade com o pagamento de R$ 624 por tonelada de material triado e destinado corretamente na cadeia produtiva.

You may also read!

Estádio 1º de Maio será palco da estreia do São Bernardo neste domingo

Tigre faz confronto contra o Bragantino, a partir das 16h, buscando, em primeiro lugar, manter bom momento na elite

Read More...

Prefeitura de São Caetano revê critérios de bolsas de estudo no Instituto Mauá de Tecnologia para ampliar acesso

Benefício para garantir que o estudante de São Caetano do Sul continue seu progresso educacional no Ensino Superior, a

Read More...

Paço tem novo visual em São Bernardo

Intervenções passam da sinalização viária a novo paisagismo, poda de árvores, limpeza de canteiros e reforço na iluminação pública Cartão

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu