Festival Oriental de Ribeirão Pires movimenta 15 mil pessoas em dois dias atrações

In ABCD, Cultura On
Fotos: Leandro Teixeira | PMETRP

Gastronomia, danças e concursos de cosplay foram atrações, acima de tudo, de um dos principais eventos do Calendário Oficial da Prefeitura

Com dois dias dedicados à cultura oriental, o Paço de Ribeirão Pires transformou-se, em primeiro lugar, em palco da cultura asiática neste fim de semana.

A 5ª edição do Festival Oriental movimentou, por exemplo, mais de 15 mil pessoas com gastronomia, música, oficinas temáticas, apresentações de cosplay e a exibição do tradicional Washi Daiko.

A festa atraiu, além disso, entusiastas da cultura oriental do ABCD e consolidou o festival como um dos principais eventos do calendário oficial de Ribeirão Pires.

Entre os participantes estava, em suma, Ademar de Oliveira, 41 anos, morador de Caieiras, que integrou o corpo de jurados do Concurso Cosplay.

Caracterizado como Vegeto — personagem resultante da fusão entre Goku e Vegeta, do anime Dragon Ball que destacou a diversidade cultural promovida pelo evento e celebrou sua participação pelo segundo ano consecutivo no Festival Oriental.

“Eu queria que um evento como esse acontecesse na minha cidade, porque do jeito que está aqui é muito legal. O Festival Oriental de Ribeirão Pires não fica focado apenas em uma parte da cultura; ele mistura muito bem arte, dança e ainda convida todo mundo a participar. O que eu mais gostei foram as apresentações de dança”, disse, em resumo, Ademar.

Gastronomia

A gastronomia também foi, além disso, um dos grandes destaques.

O público aproveitou opções como lámen, temaki, gyudon, yakissoba, poke, hot roll e takoyaki.

Isso além de delícias como bubble waffle, corn dog coreano, choux cream, bubble drinks e sobremesas temáticas.
Ao longo do domingo, o público acompanhou apresentações de karaokê, danças tradicionais e contemporâneas.

Teve ainda performances inspiradas em Bollywood, números de K-pop, desfile e concurso de cosplay para diferentes categorias, além da animada Parada Taiko.

A programação também contou com a tradicional Dança do Leão e do Dragão, apresentações culturais de grupos convidados e intervenções artísticas.

Todas envolveram visitantes de todas as idades, encerrando o evento com muita música, interação e valorização das tradições orientais.

City Tour

Durante o Festival Oriental, o público também teve a oportunidade de participar do City Tour promovido pela Secretaria de Turismo.

Um grupo de moradores da Vila Alpina, na Zona Leste de São Paulo, esteve no evento e participou de visitas ao Centro Histórico e Literário Ricardo Nardelli, ao Parque Oriental, ao Jardim Japonês e ao Mirante do Relógio.

Teresa Ahagon, 68 anos, integrante da Associação Okinawa Vila Alpina, veio prestigiar Ribeirão Pires acompanhada de um grupo de 35 pessoas.

“Foi muito bom conhecer a cidade. Fomos muito bem acolhidos e agradecemos o carinho que recebemos. Com certeza vamos retornar”, afirmou.

You may also read!

LIDE Mulher Grande ABC terá em Santo André encontro sobre aceleração de negócios com propósito

Evento reúne, em primeiro lugar, empresárias, executivas e líderes para debater estratégia, inovação, crescimento sustentável e conexões de alto

Read More...

Saberes Ancestrais reúne cerca de 200 pessoas em celebração à cultura, ao cuidado e à conexão com a natureza em Ribeirão Pires

Evento que integra o Calendário Oficial da Estância promoveu, acima de tudo, vivências culturais, práticas tradicionais e encontros entre

Read More...

Avenida Gilberto Nakano, no Centro de São Caetano, terá trechos interditados a partir das 20h de segunda-feira (1º.06)

A Avenida Gilberto Nakano, no Centro de São Caetano, terá trechos interditados a partir das 20h da próxima segunda-feira

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu