O festival Cena de Teatro, realizado anualmente por meio da parceria entre a Fundação das Artes de São Caetano do Sul e o Sesc São Caetano, inaugura a temporada 2025 com apresentações gratuitas nos dias 8 de março (Teatro Paulo Machado de Carvalho), e 11, 13 e 14/3 (no Sesc São Caetano).
O Teatro Paulo Machado de Carvalho recebe o espetáculo Maria Auxiliadora, da Cia dOs Inventivos, no dia 8. Em 11, 13 e 14/3, as atividades acontecem no Sesc São Caetano, tendo o espetáculo A Solidão do Feio, com Sidney Santiago Kuanza, encerrando os trabalhos dia 14. As apresentações são gratuitas; a retirada de convites deve ser feita 1 hora antes do início de cada evento. Consulte a programação abaixo.
Reflexão
Sob o tema “Teatro e documento”, a edição 2025 propõe uma reflexão a respeito da relação entre o teatro e os eventos históricos e sociais.
A proposta central é explorar as possibilidades que o palco tem para se tornar um meio de registro e reflexão sobre um grupo, uma época ou até mesmo sobre a vida de uma pessoa. Ao longo da série de apresentações, roda de conversa e bate-papo, a programação explora como o teatro pode capturar, interpretar e até modificar realidades, tornando-se um reflexo ou uma reinterpretação de uma cena histórica.
Além de difundir a linguagem teatral no município, o festival busca também ampliar a formação crítica dos alunos da Escola de Teatro da Fundação das Artes, incentivando-os a expandir horizontes e a aprofundar a compreensão dos múltiplos desdobramentos dessa modalidade artística. Ao estimular reflexões sobre os processos criativos, estéticos e sociais que envolvem a cena teatral, contribui não apenas para a qualificação profissional dos participantes, mas também para sua construção como cidadãos críticos e atuantes.
Programação:
Espetáculo
Maria Auxiliadora, com Cia. dOs Inventivos
São Paulo, final da década de 1930: Maria Auxiliadora, João, Vicente, Conceição e os outras/os irmã/os formam uma grande família de artistas negras/os que migram para a zona norte de São Paulo. Em meio aos desafios da cidade, a família Silva vai tecendo a sua história e exercendo o seu protagonismo junto a outras famílias que construíram a metrópole paulistana.
8 de março, sábado, das 19h às 21h
Teatro Municipal Paulo Machado de Carvalho
Não recomendado para menores de 12 anos
Roda de conversa
Nos bastidores de “Maria Auxiliadora”
A atividade pretende explorar a concepção artística do espetáculo, as motivações que orientaram sua construção, bem como os caminhos percorridos no desenvolvimento dramatúrgico e na construção das personagens. Com a participação de integrantes da Cia dOs Inventivos
11 de março, terça-feira, das 19h30 às 21h
Convivência – Sesc São Caetano
Não recomendado para menores de 12 anos
Roda de Conversa: Bate-papo com Sidney Santiago Kuanza
Nesta conversa em primeira pessoa, o ator Sidney Santiago Kuanza vai expor o processo do espetáculo “A Solidão do Feio”, entrando em detalhes sobre a criação da peça e a construção de seu personagem, compartilhando experiências e reflexões.
13 de março, quinta-feira, das 19h às
Convivência – Sesc São Caetano
Não recomendado para menores de 18 anos
Espetáculo
Espetáculo: A Solidão do Feio
Com Sidney Santiago Kuanza
Um ator em um estúdio improvisado e uma equipe de filmagem fazem o exercício ficcional de recriar fragmentos da trajetória da vida e obra do escritor Lima Barreto. O monólogo integra a trilogia da Cia. Os Crespos, intitulada “Masculinidade & Negritude”, que leva o legado político, artístico e cultural de homens negros aos palcos.14 de março, sexta-feira, das 20h às 21h30
Convivência – Sesc São Caetano
Não recomendado para menores de 16 anos
Serviço
Teatro Municipal Paulo Machado de Carvalho
Avenida Dr. Augusto de Toledo, 255, bairro Santa Paula, São Caetano do Sul
Sesc São Caetano
Rua Piauí, 554, bairro Santa Paula, São Caetano do Sul