Férias transformadoras na Fundação Dorina Nowill para Cegos

In Canto do Joca On
- Updated

Atividades de reabilitação e lazer promovem o desenvolvimento de crianças e adolescentes

São Paulo, julho de 2024 – A Fundação Dorina Nowill para Cegos, referência em inclusão social de pessoas cegas e com baixa visão, anuncia uma série de atividades especiais para as férias de julho, focadas na reabilitação e desenvolvimento das crianças e adolescentes atendidos pela instituição. Os encontros acontecem entre os dias 15 e 19 de julho, e foram cuidadosamente planejadas para promover habilidades sensoriais, motoras e cognitivas, além de proporcionar momentos de lazer e interação social.

A programação contará com: 

Dia da Culinária, em que crianças, com a ajuda da Terapeuta Ocupacional da Fundação, irão preparar chantilly de diferentes cores e terão confeitos variados para decorar cupcakes, estimulando assim a criatividade por meio das texturas e da audiodescrição dos ingredientes.

Visita do Corpo de Bombeiros para ensinar às crianças e adolescentes as formas de proteção para primeiros socorros e como agir em situações de risco, com o objetivo de aumentar a segurança pessoal e a autoconfiança dos participantes.

Mão na massa! Em parceria com a Bráz Pizzaria, as crianças e jovens cegos e com baixa visão conhecerão a história da pizza e terão a oportunidade de preparar a massa e o recheio. A atividade é projetada para desenvolver habilidades sensoriais ao explorar texturas, aromas e sabores dos ingredientes, além de promover a coordenação motora e a cooperação em grupo. 

Contação de história é uma forma lúdica e interativa, com personagens, sons e vivências táteis, que tem como foco aumentar o repertório e a criatividade dos participantes, além de promover a imaginação e a compreensão auditiva.

Acampadentro, que será simulado um acampamento dentro da Fundação Dorina. A atividade começará com um bate-papo em volta de uma “fogueira”, seguida de uma sessão de cinema com audiodescrição, pipoca e refrigerante. As crianças poderão vestir pijamas e pantufas, proporcionando um ambiente acolhedor e seguro para interação social e lazer.

A semana de férias faz parte do calendário anual da equipe de Habilitação e Reabilitação da Fundação Dorina, com o objetivo de proporcionar momentos de diversão e ao mesmo tempo trabalhar o desenvolvimento do participantes de diversas formas, já que todas as atividades são realizadas às pessoas atendidas pela Fundação e contam com a orientação dos terapeutas e profissionais especializados.

Sobre a Fundação Dorina Nowill para Cegos 

A Fundação Dorina Nowill para Cegos é uma organização sem fins lucrativos e de caráter filantrópico. Há 78 anos se dedica à inclusão social de crianças, jovens, adultos e idosos cegos e com baixa visão. A instituição oferece serviços gratuitos e especializados de habilitação e reabilitação, dentre eles orientação e mobilidade e clínica de visão subnormal, além de programas de inclusão educacional e profissional. 

Responsável por um dos maiores parques gráficos braille em capacidade produtiva da América Latina, a Fundação Dorina Nowill para Cegos é referência na produção e distribuição de materiais nos formatos acessíveis braille, áudio, impressão em fonte ampliada e digital acessível, incluindo o envio gratuito de livros para milhares de escolas, bibliotecas e organizações de todo o Brasil. 

A instituição também oferece uma gama de serviços em acessibilidade, como cursos, capacitações customizadas, audiodescrição e consultorias especializadas como acessibilidade arquitetônica e web. Com o apoio fundamental de colaboradores, conselheiros, parceiros, patrocinadores e voluntários, a Fundação Dorina Nowill para Cegos é reconhecida e respeitada pela seriedade de um trabalho que atravessa décadas e busca conferir independência, autonomia e dignidade às pessoas com deficiência visual. 

Mais detalhes aqui no site.

You may also read!

Deputado Luiz Claudio Marcolino critica aprovação do “PL da Devastação”

Parlamentar critica projeto aprovado na Câmara que desmantela regras do licenciamento ambiental e pede veto integral por parte do

Read More...

Dia de Proteção às Florestas: BRK destaca como o saneamento contribui para preservar córregos e o rio Tamanduateí em Mauá

Os avanços nos indicadores de saneamento em Mauá trazem um benefício direto e um expressivo ganho ambiental para a

Read More...

Ranking do Saneamento destaca Mauá entre as 20 melhores cidades do país em tratamento de esgoto

O município tem nota máxima do estudo com 93,07% de atendimento ao serviço. O Instituto Trata Brasil, publicou nesta terça-feira,

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu