Solenidade, às 15h30, desta quinta (30;09) terá o prefeito Orlando Morando, o prefeito da Capital, Ricardo Nunes, secretário Sérgio Sá Leitão, deputada Carla Morando e outras autoridades
Resgatada para um projeto inovador de fomento ao setor, a Fàbrica de Cultura 4.0, de São Bernardo, chega a um ano de existência.
A comemoração, em primeiro lugar, não poderia ser melhor: o equipamento recebe o nome do ex-prefeito da Capital Bruno Covas.
O político morreu em 16 de maio deste ano, aos 41 anos, vítima de câncer.
A solenidade, sob o comando do prefeito Orlando Morando, terá a presença, da mesma forma, de Tomás Covas, filho de Bruno.
Além disso, concfirmaram presença Ricardo Nunes, ptrefeito de São Paulo, o secretário de Cultura e Economia Criativa do Estado, Sérgio Sá Leitão, a deputada estadual Carla Morando e várias autoridades estaduais e municipais.
Revolução
O nome Fábrica de Cultura é por demais emblemático, acima de tudo.
Em primeiro lugar, pelo fato de o equipamento estar em São Bernardo, berço da industrialização brasileira, desde o governo JK (1956-1960).
Assim, o termo fábrica é muito íntimo da população.
Depois, porque a decisão do prefeito Orlando Morando de transformar o prédio em Fábrica de Cultura, no lugar do antes projetado “Museu do Lula”, como pretendia seu antecessor, Luiz Marinho, representou uma verdadeira revolução no projeto.
Foi uma árdua batalha, sem dúvida, até porque havia o argumento de que a verba liberada antes era para um fim, e agora o uso seria outro.
Mas, ao final de uma luta intensa, prevaleceu o entendimento de Morando, inclusive com a observação de que o alcance seria muito mais amplo, para toda a população.
Inédita
A Fábrica de Cultura São Bernardo do Campo, a primeira modelo 4.0 do Estado de São Paulo, foi inaugurada em 30 de setembro de 2020.
Fruto de uma parceria entre o Governo do Estado de São Paulo e a prefeitura de São Bernardo, que cedeu o imóvel de 4.700m² que abriga a unidade.
As atividades da Fábrica de Cultura de SBC contemplam as ações já trabalhadas nas demais unidades e experiências na área de inovação e tecnologia.
A ideia é conectar a cultura e a criatividade para apontar caminhos para desenvolver o potencial da economia criativa.
As atividades da unidade estão sendo ofertadas de forma online, devido à pandemia da Covid-19.
No entanto, o espaço está aberto a visitação apenas no piso Térreo, onde fica a Bibliotech, que possui um acervo com 30 mil títulos digitais
Ela também pode, em conclusão, ser acessada virtualmente após cadastro pelo telefone (11) 4450 1711.