Expressão Corporal na Vida Profissional é tema de workshop na Edap

In ABCD On
João Vaz, coordenador da Edap. Foto: Pedro Roque/PMD

A Escola Diadema de Administração Pública (Edap) realizou o workshop “Expressão Corporal na Vida Profissional”.

O mesmo foi dirigido, acima de tudo, a 22 servidores que trabalham na GECAD – Gestão de Cadastros, Programas e Benefícios – da Secretaria de Assistência Social e Cidadania.

A GECAD é responsável, por exemplo, pelo cadastro no Cadastro Único e os programas de transferência de renda municipal, estadual e federal.

O órgão também determina os tipos e os fluxos dos atendimentos, e realiza a integração entre as proteções sociais básica, especial e vigilância socioassistencial dos referidos programas do SUAS (Sistema Único de Assistência Social).

Aplicação no dia a dia

O evento teve como objetivo, por exemplo, mostrar aos participantes como funciona a expressão corporal e como ela pode ser aplicada no dia-a-dia para aperfeiçoamento da comunicação no ambiente de trabalho.

O workshop foi ministrado, em suma, por João Vaz, coordenador da Edap e analista de Recursos Humanos de Prefeitura de Diadema, que atua em formação, capacitação e desenvolvimento nas áreas de Gestão de Pessoas, Comunicação e Expressão, e Gestão Pública.

João também é, da mesma forma, bacharel em Letras Clássicas e Vernácula pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo (USP).

Além disso, pós-graduado em Gestão Estratégica de Pessoas/Comportamento Humano nas Organizações.

“A ideia do workshop é mostrar aos servidores da Secretaria de Assistência Social e Cidadania como funciona a linguagem corporal, e como entendê-la pode auxiliar em diversas situações no atendimento com o público”, diz João. “Interpretar o que o corpo ‘fala’, muitas vezes pode fazer toda a diferença”, afirma, em resumo, o coordenador da Edap.

O workshop abordou, com teoria e exemplos práticos, temas como Comunicação; Linguagens da Comunicação; Linguagem Corporal (Posturas, Gestos e Expressões Faciais); Principais Campos na Comunicação não-verbal; Expressões Faciais Inatas; Influência da Expressão Corporal nos Relacionamentos; Autopercepção (capacidade de se perceber no ambiente e no contexto), Heteropercepção (modo como os outros enxergam a mesma situação) e as Expressões Corporais; e Dez Dicas de como perceber e interpretar as Expressões Corporais.

Aplicação no trabalho

Um dos participantes do workshop foi Gilberto Silva Luiz, 34 anos.

“Toda última sexta-feira do mês realizamos atividades de capacitação e reflexão na GECADV”, afirma Gilberto.

E completa: “O workshop foi muito importante para nós, que lidamos com a população todos os dias”.

Para Maria Helena Lima, 38 anos, o workshop ajudou a ampliar seu repertório profissional.

“O evento é um ganho para nós, pois nos oferece novos conceitos e percepções que podemos aplicar de modo efetivo em nosso trabalho”, conclui.

O Workshop ocorreu na manhã da sexta, dia 22, no Auditório do Ipred (Instituto de Previdência de Diadema), no Centro de Diadema.

Sobre a Edap

A Edap é, em primeiro lugar, a escola de governo e administração pública da Prefeitura de Diadema.

Atualmente é ligada à Secretaria de Administração e Gestão de Pessoas (Sagep).

Foi criada para ser um espaço de formação, capacitação e desenvolvimento dos servidores de Diadema.

A Escola tem por finalidade, em conclusão, oferecer ao servidor público municipal os instrumentos necessários ao seu aperfeiçoamento e constante capacitação técnica; incentivar e propiciar, de forma permanente, o desenvolvimento pessoal e profissional do servidor público municipal e; promover a reflexão e avaliação constante das práticas cidadãs.

Edap – Fale Conosco

Email
edap@diadema.sp.gov.br
Telefone
(11) 4057 – 6788
(11) 4057 – 6785

Atendimento
De segunda a sexta, das 8h às 17h (exceto feriados)

Inscrições para os cursos e workshops devem ser feitas em
http://aplic-edap.diadema.sp.gov.br/edapgestao/control_form_inscricoes_email/control_form_inscricoes_email.php

You may also read!

Marina defende programa Cidades Verdes Resilientes para São Bernardo em ato com Luiz Fernando

Joaquim Alessi Objetiva e prática, a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva (Rede Sustentabilidade), destacou na

Read More...

Há mais de 500 pessoas que podem receber Vale Gás e Vale Supermercado e precisam entregar documentos em São Caetano

Joaquim Alessi O prefeito José Auricchio Júnior lançou um alerta importante na manhã deste sábado (22.6), durante o Inverno Solidário. "Tem

Read More...

Golaço: Auricchio entrega novo campo do Gisela em São Caetano

O prefeito José Auricchio Júnior entregou no início da noite desta sexta-feira (21.6) mais um campo de futebol com

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu