Promovida pelo CARP – Coletivo de Artistas de Ribeirão Pires, a mostra teve início no sábado (1º.6) e segue aberta na Sala Multicultural Vereadora Archângela Manno, com entrada gratuita
A Câmara Municipal de Ribeirão Pires sedia, até 29 de junho, a Exposição “Olhares”, promovida pelo CARP – Coletivo de Artistas de Ribeirão Pires.
A mostra exibe, em primeiro lugar, obras de renomados artistas da cidade e região, com entrada gratuita.
A visitação vai de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, na Sala Multicultural Vereadora Archângela Manno (Rua João Domingues de Oliveira, 12 – Centro).
Ao todo, 39 artistas compõem, em suma, o coletivo, entre pintores, escultores, fotógrafos e músicos da cidade.
Todos têm como propósito, acima de tudo, a valorização da diversidade de estilos e visões artísticas.
“O CARP foi criado em maio deste ano, com o objetivo de dar visibilidade, principalmente aos artistas locais, buscando o fomento da economia e ampliando o acesso à cultura, por estudantes, moradores e visitantes da Estância”, explica, por exemplo, Joselaine Barbosa, artista responsável pelo projeto e curadoria da exposição.
“Para uma próxima mostra já temos no grupo mais de 40 artistas da cidade e região, e o projeto segue aberto para novos participantes e para outras ações, principalmente voltadas à educação para acesso de jovens e crianças da cidade”, afirma, da mesma forma, a curadora.
Vernissage
O evento de abertura da Exposição “Olhares” foi promovido no último sábado, dia 1 de junho, no Plenário Roberto Bottacin Moreira, da Câmara Municipal.
O encontro reuniu cerca de 150 pessoas, entre artistas, convidados, familiares e amigos, bem como contou com a presença do prefeito da Estância, Guto Volpi, e do presidente do legislativo ribeirão-pirense, vereador Professor Paulo Cesar Ferreira, o PC.
Os expositores receberam certificados de agradecimento e foi concebida, além disso, homenagem póstuma a dois grandes artistas da cidade.
Uma delas para Renato Costa, renomado cidadão ribeirão-pirense, conhecido por atuação tanto na área industrial quanto por seu espírito comunitário.
Foi um dos fundadores da antiga APAE (hoje APRAESPI) e do Rotary, vereador por três mandatos, e por duas vezes presidente da Câmara.
Artista talentoso dedicou-se nos últimos anos de vida à pintura em tela.
Outra homenagem póstuma foi dedicada Yara Matano.
Formada pela Faculdade de Belas Artes, Yara trabalhou intensamente com pintura e se especializou em telas e porcelanas.
Tornou-se, além disso, referência na área, principalmente para seu neto, Guto Matano, ilustrador de mangá, pintor e tatuador, reconhecido internacionalmente.
Mais informações sobre o CARP – Coletivo de Artistas de Ribeirão Pires – estão disponíveis, em conclusão, no site www.carp2024.my.canva.site.
Serviço:
Exposição “Olhares”
Local: Sala Multicultural Vereadora Archângela Manno – Câmara Municipal de Ribeirão Pires (Rua João Domingues de Oliveira, 12 – Centro)
Até 29 de junho
Horário: de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.