Joaquim Alessi
Já pensou provar vinhos excelentes sem pagar nada? Na área de convivência da 11ª Vinhos de Portugal, no Ibirapuera isso é possível,
Aberto nesta quinta (13.6), o maior evento de vinhos de Portugal no Brasil tem entrada franca para o público nessa área.
Lá há bate-papos leves e descontraídos sobre histórias e encontros proporcionados pelos vinhos, em uma conversa chamada “Tomar um Copo”.
Nesta quinta, por exemplo, pudemos participar de uma conversa pra lá de boa entre a sommelière do restaurante de uma estrela Michelin ORO, do Rio, Cecília Aldaz, com o CEO da Sogrape, Fernando da Cunha Guedes.
Ficamos sabendo, por exemplo, que a Sogrape tem planos para duplicar a presença de seus vinhos no Brasil.
Também aconteceu uma sessão espetacular de harmonização de vinho e livros. Um sonho.
Lídia Monteiro, do Turismo em Portugal, Karene Vilela, CEO da Portus Cale Importadora, e de novo Cecília Aldaz deram um banho de conhecimento.
Karene, por exemplo, harmonizou o excelente vinho Catarina, da Quinta da Bacalhoa, com o livro Catarina de Bragança, que foi casada com o Rei Charles II e criou o hábito do Chá das 5 para a Inglaterra.
Cecília nos brindou com o livro “Vamos comprar um poeta”, do autor português Afonso Cruz, e harmonizou com o vinho Pé de Mãe, da Herdade de São Miguel.
Finalmente, Lídia fez uma viagem pelo Douro, e harmonizou o livro “Roteiro Sentimental: Douro”, de Manuel Mendes, com o Vinho do Lomedo, da Quinta do Cardo.
Nem o enólogo Jorge Rosa Santos, e nem Tiago Cristovão, export manager da Cardo, sabiam da citação, e foram informados pela nossa reportagem. Ficaram extremamente felizes, claro.
E a banca do Queijólatra, então, onde é possível conhecer e provar produtos maravilhosos do Brasil. E comprar também, porque são deliciosos.
Salão de Degustação vale muito
Agora, se de graça é bom, imagina pagar apenas cerca de R$ 170,00, no Salão de Degustação, e ter à disposição No Salão de Degustação você pode provar quase 800 rótulos de 95 produtores portugueses e conversar com os enólogos que fazem os vinhos.
E ainda é possível, da mesma forma, adquirir ingressos para esta sexta (14.6) e sábado (15.6), em várias sessões de duas horas cada.
Ele acontece no Pavilhão Ciccillo Matarazzo (Pavilhão da Bienal), Parque Ibirapuera, em São Paulo.
Os ingressos continuam, em conclusão, disponíveis ao público, por meio da plataforma da Ingresse.
Para mais detalhes sobre programação e detalhes, acessar o site oficial e Instagram do evento.
Teve um rápido, mas espetacular papo com Luís de Sottomayor, o mago enólogo da Casa Ferreirinha, do icônico Barca Velha, que será obetivo de outra reportagem.
Fica, em conclusão, a foto, e um spoiler: provamos o Barca Velha 2015… contamos mais depois.