Estudo da Medicina ABC mostra impacto de alterações genéticas em mulheres com endometriose

In ABCD, Saúde On
- Updated
Fachada da Medicina ABC

Um estudo realizado por pesquisadores do Centro Universitário FMABC, em Santo André, mostrou que algumas alterações genéticas podem impactar a fertilidade de mulheres que fazem tratamento de reprodução assistida, especificamente pacientes com endometriose, doença ginecológica que afeta mais de 6 milhões de brasileiras, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS).

O trabalho, conduzido pela estudante de Medicina Flávia Altheman Loureiro, sob orientação da professora Bianca Bianco, calculou os efeitos provocados por alterações nos genes FSHR e FSHB no perfil hormonal e nos resultados reprodutivos de um grupo de 213 mulheres com endometriose. Os resultados foram publicados no final de 2021 pela prestigiada revista científica “Frontiers in Endocrinology”.

“Cerca de 40% dos casais abandonam os tratamentos de fertilização in vitro após um único ciclo, e a variabilidade genética individual pode afetar os resultados. Estudar e conhecer o impacto de variantes genéticas na estimulação ovariana pode permitir que adaptemos a terapia com base no genoma de cada paciente, de forma a se obter resultados positivos do tratamento já após o primeiro ciclo”, conta a pesquisadora.

“As variantes FSHR e FSHB eram previamente associadas com variabilidade de níveis hormonais e com resultados reprodutivos, mas a relação com a endometriose não havia sido esclarecida”, complementa a estudante. “Por isso, é essencial conhecer o genoma da nossa população e estudar o impacto dessas e outras variantes, de forma a possibilitar o desenvolvimento de novos diagnósticos, tratamentos e medicamentos”, conclui.

O trabalho é resultado dos esforços do grupo de professores e pesquisadores da disciplina de Saúde Sexual, Reprodutiva e Genética do Centro Universitário FMABC, responsável por diversos estudos na linha de pesquisa das alterações genômicas e sua influência na fertilidade.

Bianca Bianco é uma das discentes da disciplina, junto aos professores Caio Parente Barbosa e Denise Christofolini. Orientadora do estudo, ela diz que o trabalho mostra os esforços e a importância da pesquisa para a ciência.

“Estes resultados são fruto do investimento constante na formação de alunos desde a graduação, e da dedicação da Pós-Graduação no aprimoramento e desenvolvimento de pesquisa científica de qualidade e de nível internacional”, explica.

Também colaboraram no estudo Carla Peluso, professora auxiliar da disciplina de Genética; Camila Martins Trevisan, egressa do Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da FMABC; Erik Montagna, pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da FMABC; e Antonio Simone Laganá, da University of Insubria, em Varese, na Itália.

You may also read!

Craisa amplia horário de funcionamento para atender demanda de fim de ano

Companhia Regional de Abastecimento Integrado de Santo André funcionará, portanto, das 20h às 12h entre 15 e 24 de

Read More...

Morre o massagista Miguel de Oliveira, personagem marcante da história do futebol

O massagista Miguel de Oliveira, de Santo André, personagem da história do futebol brasileiro, morreu neste domingo (14.12), aos

Read More...

Assedec entrega kits de Natal a 400 crianças de Mauá

Com a presença do Papai Noel, crianças receberam, acima de tudo, brinquedos, roupas, calçados e chocotones O sábado (13.12) foi

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu