Estado decreta gratuidade nos transportes para pessoas de 60 a 65 anos

In ABCD, Canto do Joca, Cidades On
Foto: GESP

Medida vale, portanto, no metrô, trens, VLT e ônibus intermunicipais do sistema metropolitano

O governador Tarcísio de Freitas publicou, neste sábado (21.01), Decreto 67.455, que regulamenta a Lei nº 17.611, retomando a gratuidade às pessoas entre 60 e 65 anos no transporte coletivo de passageiros administrados pelo Estado de São Paulo.

Com o decreto, o público desta faixa etária poderá usufruir do benefício no metrô, nos trens, no VLT e nos ônibus intermunicipais, por meio de bilhete eletrônico de uso pessoal e intransferível.

Os cidadãos elegíveis interessados deverão solicitar os cartões nos postos e canais autorizados. O benefício será implementado em até 15 dias.

Cartão TOP

No sistema metroferroviário, o benefício será por meio do Cartão TOP ou Bilhete Único.

Além dos trens e do metrô, o cartão TOP também poderá ser utilizado no sistema de ônibus intermunicipais da Região Metropolitana de São Paulo.

Já no VLT da Baixada Santista e nos demais serviços gerenciados pela EMTU nas Regiões Metropolitanas de Campinas, Baixada Santista, Vale do Paraíba e Litoral Norte e Sorocaba, o benefício será operacionalizado por cartões de bilhetagem eletrônica emitidos pelas concessionárias e/ou permissionárias de cada região.

Os detalhes serão publicados por meio de resolução da Secretaria dos Transportes Metropolitanos na próxima semana.

Como solicitar o benefício no Cartão TOP

O passageiro desta faixa etária que já possui um cartão TOP não precisará, portanto, solicitar outro, apenas encostá-lo em um validador (abelhinhas) nas estações do Metrô, CPTM, ViaQuatro, ViaMobilidade e em terminais e ônibus intermunicipais da EMTU para habilitar o benefício.

Para quem ainda não tem o cartão TOP, após a solicitação e chegada do cartão, basta, em suma, encostar no validador para liberar a gratuidade.

A solicitação do cartão TOP pode ser feita, da mesma forma, via Aplicativo TOP ou por meio de agendamento em um dos estabelecimentos parceiros.

No app, é necessário seguir o passo a passo, inserir os dados e, além disso, agendar a retirada do cartão.

Já para quem preferir agendar o pedido nos locais credenciados (por meio deste link https://vico158.gendo.app/v2/%23/reserve?utm_medium=banner+agendamento&utm_campaign=TOP#/), é necessário levar comprovante de residência e CPF ou RG físico no dia e horário marcados.

São, em conclusão, mais de 80 locais credenciados e distribuídos em toda Região Metropolitana de São Paulo.

You may also read!

Ana Carolina Serra articula implantação da primeira Fatec de Rio Grande da Serra em reunião no Centro Paula Souza

Ao lado do prefeito Akira Auriani, deputada estadual defendeu integração regional do ABCD e otimização de infraestrutura para viabilizar

Read More...

Consórcio fortalece diálogo do ABCD com a Rússia a fim de ampliar cooperação econômica, tecnológica e cultural

Agenda discutiu, em suma, oportunidades de negócios, inovação, tecnologia e intercâmbios com o Grande ABC O Consórcio Intermunicipal do ABCD

Read More...

Messi chega à maioridade em mundiais: 18 gols e a artilharia isolada na história das Copas

Lionel Messi entrou para a história nesta segunda-feira (22.06) ao marcar, em primeiro lugar, dois gols contra a Áustria. Assim,

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu