Estado de alerta: 11 municípios do Interior registram umidade relativa do ar abaixo de 20%

In ABCD, Cidades On
- Updated
O cenário ocorre durante a onda de calor que atinge parte do Estado de São Paulo, sob influência de uma massa de ar quente e seco e de um bloqueio atmosférico Foto: Divulgação/Governo de SP

Níveis classificados como Estado de Alerta foram registrados na tarde desta quinta-feira (13)

A Defesa Civil alerta para os baixos índices de umidade relativa do ar registrados na tarde desta quinta-feira (13) em 11 municípios do interior paulista. Os índices ficaram abaixo de 20%, condição classificada como Estado de Alerta pela Escala Psicrométrica. Os menores valores foram observados em Ituverava (16%), Barretos (18%), Lins (18%), Mirassol (18,8%), José Bonifácio (19%), Ribeirão Preto (19%), Franca (19%), São José do Rio Preto (19%), Dracena (19,5%), Monte Azul Paulista (19,6%) e Votuporanga (19,8%).

O cenário ocorre durante a onda de calor que atinge parte do Estado de São Paulo, sob influência de uma massa de ar quente e seco e de um bloqueio atmosférico.

Orientações à população

A Defesa Civil recomenda manter a hidratação ao longo do dia, evitar exposição prolongada ao sol nos horários de maior calor e reduzir atividades físicas ao ar livre nos períodos de temperaturas mais elevadas. Sempre que possível, a orientação é manter os ambientes umidificados.

Crianças, idosos e pessoas com problemas respiratórios merecem atenção especial. Também é importante garantir água disponível aos animais e evitar que permaneçam expostos ao calor por períodos prolongados.

Atenção para queimadas

A estiagem e o tempo seco deixam a vegetação mais suscetível à ocorrência e à propagação de incêndios.

A Defesa Civil reforça que não devem ser realizadas queimadas nem utilizado fogo para a limpeza de terrenos. Bitucas de cigarro também não devem ser descartadas às margens de rodovias ou em áreas de vegetação seca. Em atividades rurais, é necessário redobrar os cuidados com qualquer fonte de calor.

Ao identificar fumaça ou princípio de incêndio, acione imediatamente o Corpo de Bombeiros, pelo 193, ou a Defesa Civil, pelo 199.



You may also read!

Defesa Civil de Santo André firma parceria para desenvolver aplicativo de gestão em áreas de risco

GeoRisco Santo André, que será feito pelo Inteli, centraliza dados georreferenciados e vai agilizar a resposta emergencial em situações

Read More...

Confira o que abre e fecha em Santo André no feriado deste 7 de Setembro

Serviços essenciais serão mantidos em esquema de plantão A Prefeitura de Santo André informa que, devido ao feriado da Independência

Read More...

Passa por Ribeirão Pires no dia 13 a 27ª Volta Ciclística Internacional do Grande ABC

Prova reúne, acima de tudo, atletas brasileiros e estrangeiros e terá percurso de cerca de 130 quilômetros pelas sete

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu