Escolas estaduais de SP iniciam nova fase com aulas presencias sem distanciamento obrigatório entre alunos

In Educação On
- Updated
Secretário Rossieli Soares

Medida segue recomendação do Comitê Científico de Saúde do Estado; uso de álcool em gel e máscaras, aferição de temperatura, higienização constante dos ambientes e mãos seguem em vigor

A partir desta quarta-feira (03,11) as escolas estaduais de São Paulo passam, em primeiro lugar, a receber 100% de seus estudantes sem revezamento.

Esta nova fase é possível, acima de tudo, porque o distanciamento de 1 metro entre os alunos não é mais obrigatório.

A medida segue, portanto, recomendação do Comitê Científico de Saúde do Estado.

Confira nota informativa: https://bit.ly/31fNuFS

Protocolos como uso de álcool em gel e máscaras, aferição de temperatura, higienização constante dos ambientes e mãos seguem, da mesma forma, em vigor.

A presença dos estudantes nas unidades é, em conclusão, obrigatória, salvo exceções:

•Jovens pertencentes ao grupo de risco, com mais de 12 anos, que não tenham completado seu ciclo vacinal contra COVID-19;
•Jovens gestantes e puérperas; 
•Crianças menores de 12 anos pertencentes ao grupo de risco para COVID-19, para as quais não há vacina contra COVID-19 aprovada no país;
•Estudantes com condição de saúde de maior fragilidade à COVID-19, mesmo com o ciclo vacinal completo, comprovada com prescrição médica para permanecer em atividades remotas.

“Faz todo o sentido”

“A partir deste dia 3, estamos voltando com as aulas 100% presenciais e obrigatórias e com o fim do distanciamento. Faz todo o sentido seguirmos esses passos. Com o avanço da cobertura vacinal, os indicadores epidemiológicos sobre a Covid-19 mostram significativa melhora no combate a essa doença”, destacou o secretário estadual da Educação de SP Rossieli Soares.

Mantendo a obrigatoriedade do uso de máscara, Soares ressalta que a higienização constante das mãos e também a utilização do álcool em gel são bons hábitos que os estudantes estarão aprendendo cada vez mais na escola.

“Além de todos os demais protocolos vigentes, nosso foco será recuperar a aprendizagem dos nossos estudantes”, enfatiza o secretário da Seduc-SP.

Normas para o acompanhamento dos estudantes remotos, atividades presenciais, conduta nos momentos de ida e volta, entrada e saída da escola, alimentação e monitoramento de casos foram publicadas em Diário Oficial através da resolução Seduc 109, de 28-10-2021.

Essas medidas também valem para as redes privada e municipais que não possuem conselhos de Educação próprios.

Os demais municípios têm autonomia de seguir ou não a orientação da Seduc-SP, desde que apresentem justificativas pautadas nos dados epidemiológicos que impeçam o retorno presencial.

Até o momento, 97% dos profissionais da educação estão com o esquema vacinal completo e 96% dos adolescentes de 12 a 17 anos já tomaram a primeira dose, o que fortalece a manutenção das medidas e contribui ao retorno das atividades presenciais.

Eventos culturais, científicos esportivos liberados

Com a atualização dos protocolos sanitários eventos culturais, científicos e esportivos escolares agora estão liberados.

“Com a autorização dos eventos, as escolas começam a resgatar a integração e um pouco da antiga rotina. Porém, mantemos a recomendação que as atividades sejam realizadas em locais abertos, com a aplicação dos protocolos e a consciência de que a responsabilidade é de todos para reduzir cada vez mais a progressão da Covid-19 dentro da comunidade escolar”, comentou Rossieli.

Para o retorno, o protocolo foi revisto e está, além disso, disponível para acesso público pelo link https://bit.ly/3mEHvCO

“A atualização dos protocolos sanitários foi elaborada com o aval da Comissão Médica da Educação. Sempre nos pautamos por estudos técnicos e dados com embasamentos científicos, sobre a progressão do coronavírus. O objetivo da Seduc-SP é garantir segurança aos alunos, professores e funcionários”, disse, em conclusão, Rossieli.

Importância do retorno

Em recente pesquisa realizada pelo Datafolha, encomendada por Itaú Social, Fundação Lemann e BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), 73% dos pais e responsáveis por estudantes de todo Brasil consideram que recuperar a aprendizagem é o principal motivo para o retorno às aulas presenciais.

Ainda 88% consideram que os estudantes estarão seguros no retorno às aulas presenciais.

Sendo que na região Sudeste 35% avaliam como muito seguro e 52% um pouco seguro.

Na percepção de 39% dos responsáveis, os estudantes estão, além disso, sentido-se despreparados em relação ao aprendizado.

Ainda 19% acreditam que estão com dificuldades no relacionamento com professores ou colegas.

Também consideram que estão mais animados (87%), mais interessados pelos estudos (85%) e mais otimistas com o futuro (80%) após o retorno às aulas presenciais.

“A volta presencial envolve muito mais que recuperação da aprendizagem, mesmo que esse seja o nosso intuito maior. Mas a recuperação socioemocional dos nossos estudantes, principalmente para aqueles que estão no último ano da educação básica, é de suma importância também. Precisamos cuidar dos nossos jovens por inteiro”, explica, da mesma forma, Rossieli Soares.

You may also read!

São Caetano realiza procedimento obstétrico inédito na rede municipal

Pela primeira vez na rede de Saúde de São Caetano do Sul foi realizada a amnioinfusão. Trata-se de técnica obstétrica

Read More...

Carta de Trump a Lula fere tradição diplomática americana e expõe disputa por hegemonia global, avalia especialista

A carta enviada pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, nesta quarta-feira

Read More...

São Caetano homenageia atletas medalhistas do 27º JOMI e apresenta a delegação para a 4ª edição do Jotiscs

Na segunda-feira (07.07), no Espaço Municipal das Telhas, em São Caetano do Sul, foi realizado, em primeiro lugar, evento

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu