Escolas de São Caetano celebram Semana da Infância e Cultura de Paz

In ABCD, Educação On
- Updated

A partir desta segunda-feira (09.10), as escolas municipais de São Caetano realizam, em primeiro lugar, a Semana da Infância e Cultura da Paz.

Trata-se, acima de tudo, de iniciativa da Aliança pela Infância, movimento internacional criado em 1997 e mantido por trabalho voluntário e empresas parceiras.

A Semana da Infância de 2023 tem como base, portanto, o tema Naturalizar a Paz.

As escolas participantes foram convidadas a realizar atividades que estimulem o desenvolvimento de uma cultura de paz.

A tarefa está sendo cumprida com louvor pela rede municipal de São Caetano.

Atividades lúdicas

Às brincadeiras tradicionalmente realizadas durante a Semana da Criança foram acrescidas atividades lúdicas que estimulam a reflexão e a conscientização sobre a paz.

Na EMEI Antonio de Oliveira (Bairro Santa Maria), por exemplo, hoje foi dia de deixar a criatividade fluir.

Vestidas com fantasias ou com suas roupas favoritas, as crianças assistiram a uma peça de teatro baseada no livro O Monstro das Cores, na qual a personagem principal tem dificuldades em lidar com as próprias emoções.

Com a ajuda de cores, para simbolizar emoções como alegria, tristeza, medo e raiva, o monstro aprende a identificar e expressar as próprias emoções e, assim, pode viver de forma mais equilibrada e harmoniosa consigo mesmo e com o mundo.

Teatro

No teatro apresentado às crianças, as próprias professoras encarnaram os personagens.

“Trabalhamos a cultura de paz de forma lúdica com as nossas crianças, envolvendo as famílias e os funcionários”, explicou a diretora Ana Luiza Vitiello Pereira Brosco.

Escola de Pais

Temas como o cultivo de uma cultura de paz, resolução de conflitos, diálogo entre pais e filhos e a relação entre escola e família também são temas dos encontros da Escola de Pais, projeto desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação de São Caetano do Sul. São palestras online, com espaço aberto para o diálogo com especialistas em educação.

Para o primeiro encontro, em 4 de outubro, foi convidada a advogada Carolina Artigas, especializada em Mediação de Conflitos e educadora parental pela Rede Amparo.

Ela destacou a importância de que os adultos se preparem para proporcionar aos filhos o necessário espaço e acolhida para que elas desenvolvam suas potencialidades.

“Hoje não se pode criar dentro de uma bolha. A criação se expande para o mundo”, destacou a educadora.

O próximo encontro será nesta quarta-feira (11.10) com a professora Viviane Valério, que falará sobre “Relação Escola-Família”.

As palestras, em conclusão, podem ser acompanhadas ao vivo, às quartas-feiras (19h), e ficam arquivadas no canal da Secretaria de Educação, no link gg.gg/escoladepais2023.

Fotos: Eric Romero / PMSCS

You may also read!

Biblioteca Cecília Meireles realiza sexto sarau do ano neste sábado

Evento é gratuito e, acima de tudo, com microfone aberto a todos, sem necessidade de inscrição A Biblioteca Cecília Meireles,

Read More...

Em Mauá, “É Bom Demais”! E vai ficar ainda melhor com participação popular

Um tributo ao grupo de pagode Só Pra Contrariar é, em primeiro lugar, uma das atrações da Agenda Cultural,

Read More...

Santo André sedia 2º Festival Cultural Leste Europeu de Inverno neste sábado

Gastronomia, artesanato e atrações culturais podem ser conferidas, portanto, no Cine Theatro de Variedades Carlos Gomes, das 10h às

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu