Escola infantil de São Caetano utiliza culinária dos povos originários em cozinha experimental

In ABCD, Educação, Gastronomia On
Fotos: Letícia Teixeira / PMSCS

Alunos da EMEI (Escola Municipal de Educação Infantil) Rosana Aparecida Munhos, em São Caetano, participaram do projeto Cozinha Experimental, na tarde de quarta-feira (10.05).

Ao todo, 25 alunos de 2 anos estiveram no projeto e aprenderam, em primeiro lugar, sobre a culinária dos povos originários.

Isso, por meio da produção de pão de mandioca, feito por eles mesmos e supervisionados pela coordenadora pedagógica, Priscila Bombassei, da diretora, Juliana de Carvalho Yamane Contar, e do API (auxiliar de primeira infância) Rodrigo Barbosa.

O projeto abordou, acima de tudo, a experimentação de mistura de substâncias, como mandioca, azeite, ovo, leite, farinha e fermento.

Rodrigo, formado em gastronomia pela Faculdade Cruzeiro do Sul, foi, por exemplo, o responsável pela realização do projeto.

“No ano passado, eu era API na EMEI Marilene de Oliveira Larocca e já tínhamos realizado o projeto, onde eu fiz um bolo e um pão de queijo para os alunos”, detalhou, em suma.

A diretora Juliana ficou impressionada com o conhecimento de algumas crianças na elaboração do pão de mandioca.

“Eu acredito que no mundo em que vivemos é muito importante que as crianças tenham essa relação com o meio natural. Isso foi muito importante em nossa geração e será de grande importância para essa geração.”

Além do pão de mandioca, a escola utilizou a cozinha experimental na semana anterior em um projeto envolvendo o café.

A escola também já havia trabalhado com o uso do urucum e planeja utilizar o recém descoberto mamoeiro em futuros projetos.

Este mesmo projeto da Rosana Munhos foi citado, em conclusão, como referência de boas práticas em alimentação escolar pela FAO (Food and Agriculture Organization of the United Nations), Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura.

You may also read!

Marcelo Lima dá início à revitalização de praça no Campestre, região dos Casa

Ordem de serviço permitirá a implantação de academia ao ar livre, playground, espaço pet, quadra de basket street, nova

Read More...

Diagnóstico da obesidade terá novos parâmetros a partir de 2025

Conforme especialistas vêm defendendo há muitos anos, incluindo cirurgiões da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM), o

Read More...

Estádio 1º de Maio será palco da estreia do São Bernardo neste domingo

Tigre faz confronto contra o Bragantino, a partir das 16h, buscando, em primeiro lugar, manter bom momento na elite

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu