Entenda o que é Herpes Zoster, doença comentada pelo apresentador Fernando Rocha nas redes sociais

In Canto do Joca, Sem categoria On
- Updated

Na última semana, o jornalista e apresentador Fernando Rocha revelou nas redes sociais que recebeu um diagnóstico de herpes-zoster. Rocha complementou esclarecendo que a dor causada pela lesão era muito forte. Além dele, diversas personalidades também já compartilharam que tiveram a doença.

A herpes-zoster é mais comum do que se imagina. De acordo com dados do Sistema de Informações Hospitalares do SUS (SIH), do Ministério da Saúde, via DataSUS, houve um aumento de 10,6% no número de internações hospitalares causadas pelo herpes zoster em 2023.

Segundo o Dr. Marcelo Bechara, clínico geral, a doença é causada pela reativação do vírus varicela zoster, que costuma ser adquirido ainda na infância através da catapora. As lesões são cutâneas e aparecem em faixas ou bandas, mas é difícil envolver o corpo inteiro. O paciente ainda apresenta dor em excesso no local e, por vezes, dores neurológicas.

A herpes zoster não é uma doença psicossomática, mas o estresse pode enfraquecer o sistema imunológico e desencadear a reativação. Para ele, a doença se elevou ainda mais depois da pandemia de Covid-19, possivelmente, por conta do estresse coletivo causado na época.

Para repercurtir o assunto, falar sobre prevenção, diagnóstico e tratamento, o médico clínico geral, Dr. Marcelo Bechara fica à disposição.

Sobre Marcelo Bechara

Marcelo Bechara é médico há mais de 16 anos. Formado em Medicina pela Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES), seguiu na área de Medicina Clínica e Cirurgia Geral, tendo atuado como Subsecretário de Saúde na Prefeitura de Praia Grande e na linha de frente da Covid-19 durante a pandemia, também como regulador de vaga e chefe do SAMU, na rede pública de saúde.

Atualmente, Bechara atua com Medicina Integrativa, na clínica que recebe seu nome, inaugurada em 2023 em Praia Grande, São Paulo. Em seu espaço, realiza cuidados que vão além do tratamento de doenças, promovendo melhora no bem-estar e na qualidade de vida de seus pacientes.

You may also read!

Reabertura do icônico Cine Lyra marcará início do Festival de Inverno de Paranapiacaba no dia 20

Inaugurado há mais de um século, Cine Lyra foi restaurado; evento será nos dois últimos finais de semana de

Read More...

Mauá: estrutura e tecnologia para tratar esgoto promovem saúde e preservam os córregos e o rio Tamanduateí

Os moradores de Mauá, em ações simples do seu dia a dia, como lavar as mãos e louças, tomar

Read More...

Santo André interdita trechos das ruas Siqueira Campos e General Glicério nesta segunda-feira (15.7)

Departamento de Engenharia de Tráfego vai destacar agentes de trânsito para orientar os motoristas na região central As ruas Siqueira

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu