Engenheiro Vinicius Marchese projeta inovação para a área tecnológica brasileira

In ABCD, Canto do Joca On
Vinicius Marches e Lígia Marta Mackey/Divulgação

Candidato à presidência do Confea tem,acima de tudo, histórico positivo de transformação em SP

Joaquim Alessi

Engenheiros, agrônomos, geocientistas e tecnólogos têm a oportunidade de eleger novos representantes neste ano nas eleições do Sistema Confea/Crea e Mútua.

O sistema é formado pelo Conselho Federal de Engenharia e Agronomia, pelos Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia de cada Estado e pela Caixa de Assistência dos Profissionais dos Creas.

A chance não é apenas de escolher aqueles que irão presidir as autarquias, mas também pode representar um novo momento para as profissões.

Engenheiro de Telecomunicações, empreendedor e gestor de empresas, Vinicius Marchese acredita que a inovação tenha papel fundamental nesse processo.

Presidente do Crea-SP por dois mandatos (de 2019 a 2021 e, o atual, de 2021 a 2023), ele implementou no Conselho paulista uma série de projetos.

Os mesmos alavancaram o reconhecimento das profissões e têm contribuído de forma significativa para a consolidação de uma autarquia mais participativa nos assuntos de interesse da sociedade.

Desafios

“Em um país continental, sabemos que as demandas são regionais. Mas, existem pontos de encontro entre elas e quando falamos de Engenharia, Agronomia e Geociências, esses desafios estão na regularização das profissões, capacitação e valorização dos profissionais, na geração de valor e na expansão de iniciativas que não fiquem restritas à área tecnológica, oferecendo soluções e benefícios para os serviços públicos”, defende, em resumo, Marchese.

Durante o tempo em que esteve à frente do maior Conselho profissional da América Latina, o engenheiro liderou uma transformação.

Ela otimizou os serviços do Crea-SP e as relações com os diferentes públicos.

Das entidades representativas da classe aos universitários que ainda nem ingressaram no mercado de trabalho.

São ações, por exemplo, que se perpetuam e mostram resultados, como o aumento de 1.600% no total de operações de fiscalização realizadas no estado de São Paulo.

Além disso, o programa de estágio visitam que inseriu os estudantes em uma imersão na autarquia.

Fora a criação de uma rede estadual de unidades de coworking totalmente dedicados à área tecnológica.

Da mesma forma, a atenção aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).

E, em suma, a atenção às principais tendências em empreendedorismo e inovação.

Crea-SP é exemplo

“O Crea-SP é exemplo de ser possível superar as dificuldades burocráticas”, conta o engenheiro.

E lembra que até pouco tempo essas dificuldades  impediam o serviço público de avançar e ser equiparado com iniciativas privadas.

“São ações básicas que precisam ser repensadas no Sistema como um todo, porque a lei que regulamentou as nossas atividades, do Confea e Creas ao profissional na ponta, existe desde 1966. Só que as coisas não são mais as mesmas”, afirma, além disso.

Para reverter o cenário e levar essa cultura transformadora para todo o Brasil, Vinicius tem um plano elaborado.

E o mesmo apresenta cinco frentes baseadas em: fiscalização, atendimento, valorização, inovação e expansão.

Um time

O candidato não está sozinho nesta missão.

Enquanto pleiteia a posição no Conselho Federal, um time o apoia em São Paulo para dar continuidade aos trabalhos.

Liderado por uma mulher, a engenheira Lígia Marta Mackey, que poderá ser a primeira presidente eleita no Crea-SP.

A chapa é formada ainda por Daniel Robles, concorrendo a conselheiro federal, e Renato Archanjo e Ronaldo Santos, a diretores geral e administrativo da Mútua-SP, respectivamente.

“As conquistas alcançadas nos últimos anos só foram possíveis graças ao engajamento de todos”, argumenta, em suma, Lígia.

Ela diz mais: “Essa mesma união é o que vai nos manter na trilha de fortalecimento da área tecnológica”.

E completa: “Com uma gestão que ouve e compartilha com os profissionais, defendendo os direitos mais fundamentais, como o piso salarial e o justo mercado de trabalho”.

A votação para o Sistema Confea/Crea e Mútua acontece em 17 de novembro, das 8h às 19h, de forma on-line pelo site www.votaconfea.com.br.

You may also read!

Santo André cria portal com serviços e produtos de MEIs

Microempreendedores Individuais podem, portanto, cadastrar-se no portal gratuitamente Ser, em primeiro lugar, uma vitrine para os produtos e serviços de

Read More...

Inaugurada a Runner Fit São Bernardo, no Rudge Ramos

Joaquim Alessi Com duas lindas Porsches vermelhas estrategicamente estacionadas à porta e muitas máquinas lá dentro, foi inaugurada neste sábado

Read More...

Prefeito Orlando Morando entrega revitalização completa da Praça dos Meninos

Marco histórico do bairro Rudge Ramos foi reinaugurado com espaço todo reformado, mas sem perder as características que o

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu