Segindo balanço de 2021, órgão de defesa do consumidor registrou como principais reclamados os fornecedores de energia elétrica, mercado financeiro e telefonia
O Procon de Santo André, órgão de defesa do consumidor, consolidou, em primeiro lugar, o balanço de atendimentos em 2021.
No levantamento, foram apontados, portanto, 15.467 atendimentos entre consultas, orientações, atendimentos preliminares, Cartas de Informações Preliminares e reclamações.
Entre os principais reclamados lideraram o ranking os fornecedores de energia elétrica, mercado financeiro e telefonia.
“Neste Dia do Consumidor, vale lembrar o trabalho e empenho do Procon em intermediar e solucionar a demanda dos consumidores. É de extrema importância ressaltar que o número de atendimentos reflete diretamente o novo cenário imposto pela pandemia e a adaptação dos atendimentos on-line e presencial”, diz, em resumo, a diretora do Procon de Santo André, Doroti Gomes Cavalini.
Alta mantida
Levantamento do Procon mostra que a Enel, distribuidora de energia elétrica, portanto prestadora de um serviço essencial à população, manteve uma alta demanda de casos.
Por se tratar, principalmente, de uma concessionária de energia e o consumidor não possuir meios de escolher outra empresa para prestar o serviço.
Na semana passada, a Prefeitura chegou, além disso, a enviar ofício à empresa cobrando agilidade no restabelecimento de energia após fortes chuvas que atingiram a cidade.
Mercado financeiro
Na sequência do ranking de reclamações vem o mercado financeiro. São problemas com cartões de crédito e empréstimo consignado.
Neste sentido nota-se que a maior parte é em relação a cobranças indevidas ou não reconhecidas pelos consumidores e às fraudes e clonagens cada vez mais frequentes.
Com maior demanda de atendimentos estão as empresas de telefonia Claro S.A e Vivo Telefônica Brasil S.A, prestadoras de serviços que também são considerados essenciais.
As reclamações são, acima de tudo, sobre sinal, serviço não disponível, cumprimento de oferta, dentre outras.
Sabesp
A Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) passou a prestar o serviço de distribuição de água em Santo André em 2019.
Em 2021, o Procon recebeu uma considerável demanda de reclamações devido à implantação de novo sistema pela empresa, causando transtornos como consumo elevado, não emissão de faturas e boletos para pagamento.
Além disso, os canais de atendimento ao consumidor da empresa não funcionaram (site e 0800).
Houve registro, da mesma forma, sobre a empresa Faci.ly, que surgiu durante a pandemia propondo a comercialização de produtos de forma coletiva a preços muito inferiores do que a oferta de mercado.
As vendas excederam a capacidade de cumprimento das ofertas, o que gerou um volume alto de reclamações.
A empresa firmou compromisso com o Procon de Santo André, para atender aos consumidores com a entrega dos produtos pendentes ou o reembolso dos valores pagos em um prazo mínimo de 15 dias, após a abertura das reclamações.
Dos atendimentos realizados em 2021, 1001 geraram reclamações fundamentadas – demandas não solucionadas em fase preliminar que seguiram para uma segunda etapa de tentativa de conciliação, com o devido registro de processo administrativo no Procon de Santo André.
A porcentagem de reclamações por área registrada pelo órgão de defesa do consumidor aponta: serviços essenciais (40%), privados (16%), financeiro (16%), alimentos (13%), produtos (9%), saúde (5%) e habitação (1%).
O perfil do consumidor que aciona o Procon é 56,78% feminino e 43,22% masculino. Já a faixa etária predominante é entre 51 e 60 anos.
Serviços
A população pode tirar dúvidas, receber orientações e fazer denúncias ao Procon de Santo André por meio de atendimentos on-line.
Eles devem, portanto, ser encaminhados pelo e-mail procon@santoandre.sp.gov.br.
Já os atendimentos presenciais são realizados de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, mediante agendamento pelo link www.santoandre.sp.gov.br/agendamento.
Os munícipes, em conclusão, podem entrar em contato ainda pelo número 3356-9200.