ENEL e Prefeitura de Rio Grande da Serra ajustam mutirão para mais de 600 podas preventivas

In ABCD On
- Updated
Divulgação

Ação nesta terça-feira (02.06) contempla 667 intervenções e reforça prevenção para reduzir ocorrências e aumentar a confiabilidade do fornecimento de energia

Iniciativa resulta, em suma, do trabalho integrado entre a distribuidora e a Prefeitura por meio da nova Unidade Territorial da Enel para o ABCD

A Enel Distribuição São Paulo realiza, nesta terça-feira (02.06), mutirão de podas preventivas em Rio Grande da Serra para reforçar a segurança e resiliência da rede elétrica no município.

Ao todo, serão executadas, portanto, 667 intervenções em árvores localizadas próximo à rede elétrica.

As podas preventivas são essenciais, por exemplo, para minimizar os impactos da vegetação sobre a rede elétrica,

Especialmente durante períodos de chuvas intensas e ventos fortes.

A ação contará, além disso, com nove equipes especializadas e integra o plano permanente de manutenção da companhia.

O mutirão é resultado do trabalho conjunto entre a Enel e a Prefeitura de Rio Grande da Serra, por meio da Unidade Territorial (UT) ABCD.

Tal estrutura foi criada para fortalecer, da mesma forma, a atuação integrada da distribuidora com os municípios da região.

E, além disso, ampliar a coordenação de ações voltadas à melhoria da qualidade do serviço prestado à população.

A abertura dos trabalhos dar-se-á às 9h30, em frente à Escola Estadual Poetisa Cora Coralina.

Contará, acima de tudo, com a presença de representantes da distribuidora, do prefeito, Akira Auriani, e da vice-prefeita, Vilma Marcelino.

Manutenção preventiva

As podas preventivas fazem parte de um conjunto de ações realizadas pela Enel para aumentar a resiliência da rede elétrica frente aos desafios climáticos e reduzir o impacto da vegetação sobre o sistema de distribuição.
Em toda a área de concessão da distribuidora em São Paulo já foram executadas cerca de 143 mil podas só no primeiro trimestre deste ano.

Em 2025, mais de 650 mil podas foram realizadas ao todo.

Limites de atuação e regulamentação das podas

A atuação da Enel em relação ao manejo de vegetação é restrita a intervenções de adequação ou emergenciais para desobstruir e proteger a rede elétrica aérea.

A concessionária atua quando há risco iminente ou interferência direta da arborização no sistema elétrico, como galhos em contato com a rede, vegetação excessivamente próxima aos cabos ou situações com potencial de causar curto-circuito e interrupções no fornecimento.

Os trabalhos seguem rigorosamente normas técnicas e de segurança, incluindo a NR-10 e a NBR 16246.

Os técnicos são orientados a preservar ao máximo a arquitetura natural das árvores, limitando os cortes necessários para garantir, em conclusão, a segurança da rede elétrica.

Em condições normais, as intervenções não ultrapassam 25% do volume da copa, sendo podas mais severas realizadas apenas em situações excepcionais de risco.

Serviço

Evento: Início do mutirão de podas preventivas em Rio Grande da Serra
Data: 2 de junho, terça-feira
Horário: 9h30
Local: Em frente à Escola Estadual Poetisa Cora Coralina
Endereço: Estrada Rio Pequeno, 1.147 – Parque América, Rio Grande da Serra – SP

You may also read!

Em São Bernardo, Feirão especial de aniversário reúne 7,5 mil empregos e serviços gratuitos

Realizado no Ginásio Poliesportivo da Avenida Kennedy, evento aproximou trabalhadores de 60 empresas e ofereceu processos seletivos e oportunidades

Read More...

Shopping ABC proporciona verdadeira viagem pelo mundo dos vinhos em seus 30 anos

Joaquim Alessi Já imaginou poder degustar, em um único ambiente, vinhos de Grécia, Portugal, Itália, Espanha, Argentina, Chile e, acima

Read More...

Braskem mobiliza integrantes em campanha de doação de sangue em Santo André

Iniciativa reuniu cerca de 30 voluntários no Banco de Sangue de Santo André e integra campanha nacional da Braskem A

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu