Empresas brasileiras reforçam compromisso com Diversidade e Inclusão apesar de pressões externas, destaca Marcus Kerekes, CEO da Diversitera

In ABCD, Canto do Joca On
- Updated
Marcus Kerekes

Ao contrário dos EUA, o Brasil mantém e fortalece suas iniciativas de diversidade e inclusão devido a desafios estruturais próprios e a uma legislação que incentiva essas práticas

Nos últimos meses, grandes corporações globais revisaram suas estratégias de diversidade e inclusão, especialmente nos Estados Unidos, onde mudanças políticas e regulatórias têm levado algumas empresas a recuar em suas iniciativas ESG. No Brasil, no entanto, a percepção é diferente: companhias nacionais e multinacionais instaladas no país não apenas mantêm, mas reforçam seus compromissos com a inclusão.

“O Brasil tem um contexto próprio, com desafios estruturais particulares, e uma legislação que estimula políticas de diversidade e inclusão nas organizações. Dignidade no trabalho, em amplo sentido, é um direito constitucionalmente previsto e é sobre isso que atuamos. Aquelas empresas que estão comprometidas de fato entendem que esse movimento é coerente, por isso tendências externas não devem interrompê-lo”, afirma Marcus Kerekes, CEO da Diversitera, startup especializada em diversidade e inclusão.

A C&A Brasil, por exemplo, anunciou recentemente metas ambiciosas para ampliar a representatividade racial e de gênero em sua liderança. Atualmente, 66% dos cargos de gestão são ocupados por mulheres, e a empresa pretende garantir que esse número se mantenha acima dos 60% até 2030. Além disso, a varejista se comprometeu a elevar para 30% a participação de pessoas pretas, pardas e indígenas em cargos gerenciais, reforçando seu alinhamento com políticas de inclusão.

Outras grandes companhias, como Natura e Carrefour, também reiteraram sua permanência nas agendas ESG. No setor de fast food, a Arcos Dorados, operadora do McDonald’s na América Latina, confirmou que seguirá promovendo ações de inclusão, mesmo após sua matriz nos EUA indicar mudanças em sua abordagem global

“O setor privado brasileiro amadureceu e percebeu que diversidade não é um modismo. É um trabalho que instrumentaliza organizações na gestão de pessoas que experienciam realidades cada vez mais complexas. Empresas que integram a inclusão de forma estratégica veem reflexos positivos em engajamento, inovação e resultados financeiros”, pontua Kerekes.

Dados da Diversitera indicam que, desde 2020, houve um crescimento expressivo na adoção de políticas estruturadas de diversidade no país. Empresas de médio e grande porte passaram a criar cargos exclusivos para gestão de diversidade, um reflexo do fortalecimento dessa pauta dentro das corporações.

“O Brasil já é referência mundial em diversidade e inclusão corporativa. A conjuntura nos apresenta a oportunidade de reafirmarmos compromissos e protagonizamos o cenário, pois insumos para isso não nos faltam e, como sempre ressaltamos na Diversitera, além de trazer resultados, é o certo a se fazer. Temos um histórico de desigualdades profundas no nosso país, mas estamos avançando com iniciativas concretas e mensuráveis. Nosso papel agora é garantir que esse progresso não seja revertido por influências externas”, conclui Kerekes.

Sobre a Diversitera

A Diversitera é uma startup dedicada à promoção da equidade social e econômica em organizações de diversos perfis, transformando Diversidade e Inclusão em pilares estratégicos. Com uma equipe experiente e apaixonada por dados, a empresa oferece uma gama de serviços, incluindo censo diagnóstico de DEI, consultoria, ações de comunicação institucional e capacitação. Seu principal recurso é a Diversitrack, uma  plataforma SaaS  para coleta de dados que proporciona uma análise aprofundada de indicadores, identificando urgências e estabelecendo prioridades para ações mais eficazes no curto, médio e longo prazos nas organizações. Em sua nova versão, com mais atributos e facilidades, somada a  uma metodologia exclusiva, a  conformidade com a LGPD, e a disponibilidade em múltiplos  idiomas, a Diversitrack se posiciona como a ferramenta mais completa da atualidade.

Site: https://www.diversitera.com

Linkedin: https://www.linkedin.com/company/diversitera/

Sobre Marcus Kerekes, CEO e co-fundador:

Formado em Administração pela Faculdade Santa Lúcia e com um MBA Executivo pela IESE Business School, Marcus Kerekes é um executivo com ampla experiência nas áreas de tecnologia e diversidade, somando mais de 20 anos no mercado. Antes de fundar a Diversitera, ele atuou na Microsoft e na Dow Chemical Company, onde desenvolveu habilidades essenciais em liderança e inovação  e também onde conheceu Maurício Nisiyama, cofundador da Diversitera. Além de sua carreira corporativa, Marcus é professor de Diversidade e Inclusão na FIAP, dedicando-se a promover ambientes mais diversos e inclusivos. Em parte da sua carreira, assumiu cargos de liderança na área de sustentabilidade e inovação e, motivado pela necessidade de fornecer às empresas dados concretos sobre seus gaps de diversidade, Marcus fundou a Diversitera, ajudando as organizações a identificar e solucionar esses desafios de forma eficaz.

Linkedin: https://www.linkedin.com/in/marcuskerekes/

You may also read!

Expectativa

Por Marli Gonçalves* Incrível como praticamente baseamos nossas vidas na tal da expectativa, inclusive a de vida para ver se

Read More...

Covid-19: municípios do interior registraram 68 mil casos em 2025; doença volta a preocupar gestores

Até 8 de fevereiro, foram feitos, acima de tudo, 68.638 registros no interior do País, que somam 271 mortes.

Read More...

Para evitar interrupção de obras, Senado aprova aumento de prazo dos restos a pagar

Texto do PLP 22/25 define, em primeiro lugar, que recursos previstos para obras ainda em andamento sejam assegurados e

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu