Quase metade dos atendimentos é relacionada a orientações sobre a covid-19
O serviço de orientação médica por telefone aos moradores de São Caetano do Sul, Telemedicina, atendeu 9.961 mil pessoas em cinco meses de funcionamento. Durante a triagem, 47,2% das orientações foram relacionadas à covid-19, onde enfermeiros e médicos tiraram dúvidas e orientaram sobre os procedimentos em relação à doença.
O serviço inédito no atendimento público da região foi lançado em março e ganhou força ao longo dos meses devido à pandemia. “Quando o vírus começou a se espalhar já estávamos com o serviço no ar há praticamente um mês. Foi uma resposta rápida frente ao crescimento de dúvidas e casos de exposição, muitas vezes desnecessárias, que puderam ser evitados, priorizando o isolamento social”, explicou a secretária de Saúde, Regina Maura Zetone.
Do total de atendimentos com possibilidade de ida ao pronto socorro, mais de 4,3 mil não foram indicados após o atendimento do Médico de Família. “Estamos conseguindo acolher as pessoas que estão em casa, a qualquer momento, com orientações médicas em tempo real, evitando que o paciente saia de casa e procure atendimento no Pronto Socorro correndo o risco de se infectar ou propagar a doença”, afirmou Regina Maura. Somente 10,6% dos atendimentos tiveram indicação para procurar o serviço de saúde de forma presencial.
O serviço, que funciona 24 horas por dia, recebe a maior parte das ligações durante o período da tarde (43,5%) e a menor (2,3%) durante a madrugada. A faixa etária que mais procura o atendimento é entre 41 e 50 anos (1.713 pessoas), seguida de 31 a 40 anos (1.657 pessoas) e 61 a 70 anos (1.591 pessoas).
Ao término do atendimento, o munícipe é convidado a responder alguns questionamentos para avaliação do serviço e dos profissionais. “Mais de 72% das pessoas informaram que teriam ido direto ao PS se não tivessem a plataforma de Telemedicina disponível”, destacou Regina Maura.
Os números têm mostrado que a maioria das pessoas tem resolvido seus problemas de forma segura e sem precisar sair de casa.
Do total das solicitações, 47,2% foram relacionadas diretamente à covid-19 e 11% foram dúvidas em relação a sintomas gripais como tosse, gripe e dor de garganta. Os outros usuários (41,8%) fizeram uso do serviço para buscar orientações médicas acerca de outros problemas de saúde.
PROGRAMA
O serviço de orientação médica por telefone, inédito entre os municípios da região, destina-se a pacientes portadores do Cartão São Caetano, que apresentem problemas de baixa complexidade. Após efetuar a ligação gratuita para telefone 0800 941 8543, o morador é atendido por enfermeiros e médicos, que poderão recomendar o uso de medicamentos isentos de prescrição e, dependendo do caso, orientarem que o paciente se dirija até a unidade de Saúde mais próxima.
ACELERA SAÚDE
Disponível 24h por dia, 7 dias por semana, o Telemedicina integra o Programa Acelera Saúde, que concentra uma série de ações transformadoras no sistema municipal, como os programas Remédio em Casa e Saúde Hora Extra.