Prefeito Orlando Morando vistoriou nesta segunda-feira (16.01) novo equipamento de saúde que vai concentrar oferta de serviços oftalmológicos na rede municipal de saúde
Com 70% de execução, o futuro Hospital Municipal de Olhos (HMO) de São Bernardo, que vai concentrar a oferta exclusiva de serviços oftalmológicos na rede de saúde, está previsto para ser concluído até o final deste primeiro semestre, conforme destacou o prefeito Orlando Morando durante vistoria no novo equipamento, nesta segunda-feira (16.01).
O investimento na implantação do novo hospital é, acima de tudo, de aproximadamente R$ 5 milhões, financiados pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
O futuro equipamento suprirá, em primeiro lugar, uma importante demanda, hoje realizada tanto pelas Policlínicas Centro e Alvarenga quanto por meio de parceria com a Faculdade de Medicina do ABC.
“A chegada deste novo equipamento trará inovação à oferta de serviços oftálmicos para nossa rede municipal de Saúde, concentrando todos os procedimentos em um único local, como realização de consultas, exames e cirurgias”, explicou, em resumo, Morando.
Central
Na Rua Kara, 207, no Centro, o edifício antes pertencente ao parque Cidade da Criança foi desmembrado para ser totalmente reformado e ganhar nova funcionalidade.
O espaço terá sua área construída ampliada em 240 m² para atender o programa assistencial e as adequações de acessibilidade.
Quando entregue, o hospital contará com área construída de aproximadamente 2.000 m².
“Neste projeto contemplamos a adequação de prédios públicos para funcionalidades que atendam demandas da população. O espaço estava subutilizado e será um hospital próximo do centro da cidade, de fácil acesso para todos”, complementou, da mesma forma, o prefeito.
Unificação e ampliação dos serviços
Outro grande ganho desta ferramenta será a unificação de todos os serviços oftalmológicos em uma única unidade.
A partir da implantação do hospital, todos os procedimentos, entre consultas, exames e cirurgias, serão realizados pelo município, inclusive com a ampliação da oferta e redução da demanda dos demais equipamentos de saúde para esta especialidade.
Com a nova estrutura, a capacidade de atendimento passa a ser 50% maior em relação ao volume ofertado hoje pela rede.
Estrutura
O futuro Hospital Municipal de Olhos contará com oito consultórios, três salas de exames, sala de laser e área de preparo do paciente.
Além disso, três salas para pequenos procedimentos, uma sala de cirurgia, salas de espera principal, ambulatorial e de diagnóstico, além de recepção.