Centro cirúrgico foi inaugurado em 2025, primeiro ano de gestão do prefeito, Marcelo Lima; expansão visa a atender aumento da demanda
Equipamento da Prefeitura, a Clínica Municipal da Visão de São Bernardo prepara-se, em primeiro lugar, para expansão do número de cirurgias de catarata no equipamento de saúde.
Com moderno centro cirúrgico inaugurado em 2025, primeiro ano de gestão do prefeito, Marcelo Lima, a ampliação visa a atender ao aumento da demanda.
Isso, tendo em vista, entre os aspectos, acima de tudo, o envelhecimento da população.
Não tinha centro cirúrgico
O prefeito, Marcelo Lima, esteve na clínica, nesta quarta-feira (21.01), conversando com pacientes e profissionais de saúde.
“Esse espaço foi inaugurado como se fosse um hospital, mas ele não tinha um centro cirúrgico. Em maio do ano passado, nós entregamos esse centro cirúrgico e, agora, vamos avançar com a ampliação dos atendimentos”, afirmou o chefe do Executivo. A unidade realizou, ao longo de 2025, cerca de 156 mil atendimentos, entre consultas, exames e cirurgias.
As melhorias entregues em maio do ano passado contaram com investimento da ordem de R$ 150 mil. Além das três salas do centro cirúrgico, a Clínica da Visão conta com sete consultórios, duas salas de exames, um centro tecnológico oftalmológico, sala de preparo do paciente, salas de espera principal, ambulatorial e de diagnóstico, além de recepção em uma área construída de aproximadamente 2.000 metros quadrados, em dois pavimentos (térreo e primeiro andar).
Produção
Ao longo de 2025, foram realizados, portanto, cerca de 156 mil atendimentos, entre consultas, exames e cirurgias.
Com um moderno parque tecnológico, a unidade de saúde atende toda a demanda de baixa e média complexidade em oftalmologia no município.
O parque tecnológico da unidade permite a realização de exames complexos, como tomografia, mapeamento de retina, microscopia, paquimetria, ultrassonografia e biometria.
As consultas vão além da oftalmologia geral, com atendimentos especializados em glaucoma, estrabismo, oftalmologia infantil, retina, catarata e córnea, garantindo, em conclusão, cuidado integral aos pacientes.
