Joaquim Alessi
Se sucesso pouco é bobagem, Elba Ramalho fez lembrar, acima de tudo, sua primeira gravação, no LP de A Ópera do Malandro, de Chico Buarque, onde cantava: “O meu amor/ Tem um jeito manso que é só seu/ E que me deixa louca/ Quando me beija a boca/ Minha pele toda fica arrepiada…”
E a paraibana deixou foi o público todo arrepiado na noite desta sexta (24.05), no Espaço Verde Chico Verde, na abertura da 13ª Entoada Nordestina de São Caetano do Sul.
Para espantar os maus-olhados, ainda embalou, da mesma forma, Banho de Cheiro, e depois Chão de Giz, De Volta pro Aconchego, Ai que Saudade D’Ocê…
A festa ocorre até este domingo (26.05), no Espaço Verde Chico Mendes (Avenida Fernando Simonsen, 566, Bairro Cerâmica).
A entrada é solidária, sendo solicitado àqueles que puderem a doação de 1kg de alimento não perecível – o total arrecadado será repassado a entidades assistenciais.
Com mais de 45 anos de carreira, Elba Ramalho mostrou o porquê se mantém como uma das maiores vozes do País.
Legítima representante dos ritmos nordestinos, alegrou, agitou, emocionou e encantou as milhares de pessoas que compareceram ao Chico Mendes.
Uma honra
“É uma honra estar novamente em São Caetano do Sul para uma apresentação bem nordestina, bem brasileira”, afirmou.
Além de grandes nomes da música e de diversas outras apresentações artísticas e culturais, a maior festa nordestina pública do Estado de São Paulo oferece também o melhor da gastronomia típica. Delícias como acarajé, baião de dois, bolinhos de camarão e de carne-seca, escondidinhos, caldos e doces, comercializados em 33 barracas. Uma grande variedade para satisfazer todos os paladares.
“Esta é uma festa consolidada, feita para as famílias de São Caetano e da região. Mais uma vez temos uma ótima programação artística e o melhor da gastronomia nordestina, em duas praças de alimentação bem distribuídas. Tudo pensado para oferecer a melhor experiência ao público”, ressaltou o prefeito José Auricchio Júnior.
O secretário municipal de Cultura, Erike Busoni, destacou, além disso, o espaço dado também aos artistas locais.
“Quando juntamos eles com os grandes nomes da música, além de valorizá-los, fomentamos a economia criativa e contribuímos para o movimento da economia local”, disse, em conclusão.
Confira a programação da Entoada Nordestina:
25/5 – SÁBADO
PALCO DOMINGUINHOS
12h – Dj Alê Skt
12h30 – Forró da Macaxeira
14h – Rodrigo Souza
16h – Balaio
18h – Luarada Brasileira
INTERVENÇÕES DE SOLO
13h30 – Repentistas Enoc Santana & Luiz Gonzaga
15h– Folia Nordestina
17h – Grupo de Maracatu no Balanço das Águas.
PALCO GONZAGÃO
19h – Trio Raça do Pajeú
20h30 – FRANK AGUIAR
26/5 – DOMINGO
PALCO DOMINGUINHOS
12h – Dj Alê Skt
13h – Fabrício Ramos
15h30 – Digo Ferreira & grupo
17h30 – Nanda Guedes
INTERVENÇÕES DE SOLO
12h30 – Repentistas: Lucinha Saraiva & Antônio Monteiro
17h – Camila e Juçara na Dança do Mamulengo
17h30 – Cortejo de Bonecões
PALCO GONZAGÃO
19h – Rodrigo Régis e Tata Alves
20h30 – FALAMANSA