No primeiro trimestre de 2023, foram sete visitas com mais de 180 pessoas à unidade. Ação orienta sobre como funciona o sistema de esgotamento sanitário do município.
Com o objetivo de orientar e conscientizar sobre a importância do sistema de esgotamento sanitário de Mauá, a BRK, concessionária responsável por serviços de esgoto da cidade, realizou no primeiro trimestre deste ano, sete visitas para 185 pessoas de instituições educacionais da cidade e da capital. As atividades ocorrem por meio do programa de educação ambiental Portas Abertas.
Os participantes visitaram a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) e viram de perto como funciona o processo de tratamento de esgoto da cidade. A visita é dividida em duas etapas: uma palestra e visita à estação, na qual os visitantes caminham entre os tanques de tratamento, visualizando de perto tudo aquilo que aprenderam, desde a chegada do esgoto bruto até a sua saída, pronto para ser devolvido ao rio.
Com duração de cerca de duas horas, a visita proporciona aos participantes aprender sobre todas as etapas do processo de tratamento de esgoto, que ocorre de forma biológica com tecnologia de ponta.
O objetivo é mostrar a importância à população do tratamento de esgoto para a saúde, para o meio ambiente e como isso impacta diretamente na vida de todos.
55 milhões de litros de esgoto tratados diariamente
Os três tanques de tratamento da ETE operam em ciclos de quatro horas e juntos têm capacidade para tratar uma vazão de até 1.125 litros por segundo ao todo (375 litros por segundo cada um deles). O volume diário recebido pela ETE é de cerca de 55 milhões de litros de esgoto, algo equivalente a 22 piscinas olímpicas.
Agendamento de Palestras
Escolas, empresas e instituições interessadas em receber as palestras da BRK podem entrar em contato pelo e-mail sustentabresp@brkambiental.com.br.
Para outras informações e solicitação de serviços, a concessionária disponibiliza atendimento telefônico gratuito 24 horas por dia pelo 0800 771 0001.