Iniciativa orienta sobre como funciona o sistema de esgotamento sanitário do município.
Com o objetivo de orientar e conscientizar sobre a importância do sistema de esgotamento sanitário de Mauá, a BRK, concessionária responsável por serviços de esgotamento sanitário da cidade, realiza visitas na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE – Mauá). As atividades ocorrem por meio do programa de educação ambiental Portas Abertas e são voltadas para instituições de ensino, comunidades e os mais diversos representantes da sociedade que possuem interesse em conhecer as instalações da companhia no município.
A visita é realizada com apoio de profissionais técnicos da concessionária e tem duração de cerca de duas horas, com o objetivo de despertar nos participantes mudanças de comportamento em relação ao uso correto do sistema de esgoto.
Os participantes assistem a uma palestra e acompanham de perto todas as etapas do processo de tratamento de esgoto, que ocorre de forma biológica com tecnologia de ponta, reproduzindo dentro dos tanques o mesmo processo que a natureza faz ao longo dos leitos dos rios.
Atualmente, Mauá se destaca por ter atingido os índices de 91% de tratamento e 95% de coleta de esgoto, alcançando 10 anos antes as metas do Novo Marco do Saneamento, que preconiza que, até 2033, todos os municípios brasileiros devam ter 90% da população atendida com os serviços de coleta e tratamento de esgoto.
“O objetivo do projeto é mostrar a importância à população do tratamento de esgoto para a saúde, para o meio ambiente e como isso impacta diretamente na vida de todos”, destaca Evaristo Reis, coordenador de operações da BRK em Mauá.
Durante as visitas é detalhado o funcionamento do sistema público de esgotamento sanitário por meio de uma “maquete dinâmica”, que conta com informações sobre todos os equipamentos necessários para executar a interligação das tubulações de esgoto dos imóveis a esse sistema.
“Nossa missão é levar o conhecimento para todos e garantir a saúde, o bem-estar e a preservação do meio ambiente”, conclui Evaristo.
50 milhões de litros de esgoto tratados diariamente
Os três tanques de tratamento da ETE – Mauá operam em ciclos de quatro horas e juntos têm capacidade para tratar uma vazão de até 1.125 litros por segundo ao todo (375 litros por segundo cada um deles). O volume diário recebido pela ETE é de cerca de 50 milhões de litros de esgoto, algo equivalente a 22 piscinas olímpicas.
Como participar do Programa:
O agendamento do Programa Portas Abertas pode ser feito pelo e-mail sustentaresp@brkambiental.com.br. Para outras informações e solicitação de serviços é possível fazer contato com a concessionária por meio do telefone 0800 771 0001, pelo WhatsApp (11) 99988-0001, pelo site www.brkambiental.com.br/maua, ou ainda pelas nossas redes sociais.
