Vereador protocolou um requerimento dirigido ao diretor da Enel São Paulo em resposta aos problemas de abastecimento após o temporal de 11 de Outubro.
Nesta terça-feira (15), o vereador Eduardo Leite (PSB) fez seu retorno à sessão legislativa após uma breve licença para se candidatar a Prefeitura de Santo André. Sua volta foi marcada por críticas à Enel São Paulo, especialmente em relação à demora no reestabelecimento da energia elétrica para milhares de residências afetadas pelo último temporal que assolou a Região Metropolitana de São Paulo.
Leite destacou que a falha da concessionária não é um incidente isolado, e que há necessidade de punição. “É uma questão de incompetência da Enel, que deve ser responsabilizada pelas falhas recorrentes. Ao mesmo tempo, a prefeitura tem o dever de manter as podas e zeladorias da cidade em dia, e o governo do estado e governo federal enquadrar a empresa através das agências reguladoras. Não podemos ter compromisso com o erro”, afirmou.
O vereador também não descarta a realização de uma audiência pública para que representantes da Enel expliquem a situação e apresentem soluções aos cidadãos. “Está claro que o plano de contingência não funcionou. Precisamos de explicações para a população, além de um compromisso por parte da distribuidora em mudar essa realidade”, questionou.
Eduardo finaliza com a expectativa de que a situação seja abordada com a urgência que a população merece, e que haja as devidas ações de prevenção e investimentos em infraestrutura, a fim de garantir que episódios como esse não voltem a afetar as famílias andreenses.