EcoTroca, no Bairro Olímpico, alcança 8,5 toneladas de alimentos não perecíveis entregues a moradores

In ABCD On
- Updated
Prefeito José Auricchio Júnior e a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Denise Auricchio. Fotos: Letícia Teixeira / PMSCS

Moradores de São Caetano participaram na manhã desta quinta-feira (23.5) do 7º EcoTroca de 2024, em frente ao Estádio Anacleto Campanella, no Bairro Olímpico.

Em sua décima primeira edição, desde o início do projeto, em 2023, o EcoTroca chegou a 8.508 kg de alimentos não perecíveis entregues a moradores em troca de recicláveis. Só no Bairro Olímpico foram entregues 1.087 kg.

O EcoTroca é uma parceria da Prefeitura com o Fundo Social de Solidariedade e o Saesa (Sistema de Água, Esgoto e Saneamento Ambiental).

A cada 1 kg de material reciclável ou 1 litro de óleo de cozinha usado, o morador recebe 1 kg de alimento e uma barra de sabão (limitado a 5 kg por morador por entrega).

As trocas acontecem sempre das 10h às 12h ou até terminar o estoque.

“É um programa que contribui para a geração de renda, para o combate à insegurança alimentar e, ainda, tem na sustentabilidade seu maior pilar, principalmente pelo aspecto econômico e social. Com certeza, é um programa que melhora a qualidade de vida dos moradores da nossa cidade”, ressaltou o prefeito José Auricchio Júnior.

Vereador Tite Campanella abraça morador e Auricchio conversa com o pessoal durante o programa

Os alimentos são provenientes de doações das redes varejistas e atacadistas, além de outros parceiros, e encaminhados ao Banco de Alimentos. Dessa forma, o EcoTroca proporciona aos cidadãos uma alimentação mais enriquecida e saudável, proporcionando maior segurança nutricional.

Duas frentes

A presidente do Fundo Social e primeira-dama, Denise Auricchio, participou da elaboração do programa ao lado do prefeito Auricchio.

“Este programa leva um auxílio econômico no orçamento familiar, com a entrega de alimentos não perecíveis. Além disso, recebemos produtos recicláveis e óleo de cozinha usado, que é de difícil descarte. É um programa que trata das duas frentes, das mais importantes, e ultrapassarmos 8 toneladas é muito significativo”, acrescentou Denise Auricchio.

Aprovação popular

O diferencial do EcoTroca, segundo alguns moradores, é, em suma, o recebimento de óleo vegetal usado, mais conhecido como óleo de cozinha.

É o caso, por exemplo, do motofrete Wellington Rodrigo Nunes Silva, 37 anos, morador do Olímpico.

“Esta é a segunda vez que participo da entrega que, além de auxiliar a gente na questão econômica, também tem seu lado ecológico, pois o descarte do óleo de cozinha sempre foi muito difícil. Com o EcoTroca, nós temos o local adequado e ainda temos o ganho dos alimentos”, disse, em conclusão, Wellington.

 

 

You may also read!

Inteligência Artificial é tema de podcast da Acisa

A linguagem dos Dados e o papel transformador da IA nas corporações será o tema do último episódio de

Read More...

Abiquim está em Busan, na Coreia do Sul, paraa última rodada de discussões do Acordo Global do Plástico

A Abiquim - enquanto entidade acreditada na UNEP (UnitedNations Environment Programm) – está em Busan, Coreia do Sul, entre

Read More...

Prefeitura de São Caetano prorroga prazo de matrícula para o Ensino Médio Municipal 2025

Os alunos contemplados por sorteio público para uma vaga de Ensino Médio na EME Profª Alcina Dantas Feijão e

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu