EcoTroca, no Bairro Olímpico, alcança 8,5 toneladas de alimentos não perecíveis entregues a moradores

In ABCD On
- Updated
Prefeito José Auricchio Júnior e a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Denise Auricchio. Fotos: Letícia Teixeira / PMSCS

Moradores de São Caetano participaram na manhã desta quinta-feira (23.5) do 7º EcoTroca de 2024, em frente ao Estádio Anacleto Campanella, no Bairro Olímpico.

Em sua décima primeira edição, desde o início do projeto, em 2023, o EcoTroca chegou a 8.508 kg de alimentos não perecíveis entregues a moradores em troca de recicláveis. Só no Bairro Olímpico foram entregues 1.087 kg.

O EcoTroca é uma parceria da Prefeitura com o Fundo Social de Solidariedade e o Saesa (Sistema de Água, Esgoto e Saneamento Ambiental).

A cada 1 kg de material reciclável ou 1 litro de óleo de cozinha usado, o morador recebe 1 kg de alimento e uma barra de sabão (limitado a 5 kg por morador por entrega).

As trocas acontecem sempre das 10h às 12h ou até terminar o estoque.

“É um programa que contribui para a geração de renda, para o combate à insegurança alimentar e, ainda, tem na sustentabilidade seu maior pilar, principalmente pelo aspecto econômico e social. Com certeza, é um programa que melhora a qualidade de vida dos moradores da nossa cidade”, ressaltou o prefeito José Auricchio Júnior.

Vereador Tite Campanella abraça morador e Auricchio conversa com o pessoal durante o programa

Os alimentos são provenientes de doações das redes varejistas e atacadistas, além de outros parceiros, e encaminhados ao Banco de Alimentos. Dessa forma, o EcoTroca proporciona aos cidadãos uma alimentação mais enriquecida e saudável, proporcionando maior segurança nutricional.

Duas frentes

A presidente do Fundo Social e primeira-dama, Denise Auricchio, participou da elaboração do programa ao lado do prefeito Auricchio.

“Este programa leva um auxílio econômico no orçamento familiar, com a entrega de alimentos não perecíveis. Além disso, recebemos produtos recicláveis e óleo de cozinha usado, que é de difícil descarte. É um programa que trata das duas frentes, das mais importantes, e ultrapassarmos 8 toneladas é muito significativo”, acrescentou Denise Auricchio.

Aprovação popular

O diferencial do EcoTroca, segundo alguns moradores, é, em suma, o recebimento de óleo vegetal usado, mais conhecido como óleo de cozinha.

É o caso, por exemplo, do motofrete Wellington Rodrigo Nunes Silva, 37 anos, morador do Olímpico.

“Esta é a segunda vez que participo da entrega que, além de auxiliar a gente na questão econômica, também tem seu lado ecológico, pois o descarte do óleo de cozinha sempre foi muito difícil. Com o EcoTroca, nós temos o local adequado e ainda temos o ganho dos alimentos”, disse, em conclusão, Wellington.

 

 

You may also read!

Akira Auriani dialoga com moradores e líderes nos bairros

O candidato a prefeito em Rio Grande da Serra Akira Auriani (PSB) participou de série de reuniões com moradores

Read More...

Flávia Morando come pastel com Carla e propõe ampliação da feira noturna em São Bernardo

Candidata ao Paço pelo União Brasil ouviu demandas da população em agenda realizada no Pq. São Diogo, ao lado

Read More...

Gilvan participa de sabatina na Acisa, roda a cidade e apresenta propostas para a Prefeitura de Santo André

Candidato fez caminhada ao lado da população no Jardim Ipanema Gilvan participou nesta quarta-feira (18.9) de sabatina na Acisa (Associação

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu