Paulo Serra, Orlando Morando e José Auricchio Júnior estiveram reunidos na manhã de hoje (04/02) para prestação de contas do início de mandato da dirigente
A presidente da Fundação do ABC (FUABC), Dra. Regina Maura Zetone Grespan, recebeu na manhã destra sexta-feora (04.02) os prefeitos de Santo André, Paulo Serra, de São Bernardo, Orlando Morando, e de São Caetano, José Auricchio Júnior.
O encontro ocorreu, em primeiro lugar, na sede da entidade, para prestação de contas dos primeiros 20 dias de trabalho da dirigente no comando da FUABC.
Também participou da reunião, além disso, o vice-presidente da FUABC, Dr. Luiz Mário Pereira de Souza Gomes.
Dentro da gestão tripartite que rege a Fundação do ABC, as prefeituras instituidoras – Santo André, São Bernardo e São Caetano – se revezam na administração da entidade a cada dois anos.
Dra. Regina Maura foi indicada, acima de tudo, pelo prefeito Paulo Serra, em consenso com os prefeitos José Auricchio Júnior e Orlando Morando.
Unanimidade
Em 13 de janeiro, a médica e gestora pública foi eleita por unanimidade, da mesma forma, pelo Conselho de Curadores da FUABC para comandar a entidade no biênio 2022-2023.
Na prestação de contas feita junto aos prefeitos, Dra. Regina Maura reforçou, por exemplo, os compromissos de transparência e austeridade fiscal.
Entre as medidas já em andamento estão, portanto, a realização de auditoria independente em todos os contratos da Fundação do ABC.
Assim como visitas aos equipamentos de saúde, em busca da maior aproximação com os dirigentes para apoio e realização de eventuais ajustes.
“Estamos nos aproximando dos dirigentes das unidades de saúde, assim como do Governo do Estado, dos prefeitos e secretários de Saúde parceiros da FUABC. Vamos manter uma gestão ativa dos contratos, apoiando os nossos colaboradores na ponta e entendendo verdadeiramente as demandas do Poder Público na aplicação das políticas de saúde”, afirmou, em tresumo, a presidente.
MAIS DE 50 ANOS DE TRADIÇÃO
Caracterizada como pessoa jurídica de direito privado, qualificada como Organização Social de Saúde e entidade filantrópica de assistência social, saúde e educação, a FUABC está presente em unidades de saúde instaladas em Santo André, São Bernardo, São Caetano, Mauá, Diadema, Guarulhos, Itatiba, Itapevi, Sorocaba, São Paulo (Capital) e Mogi das Cruzes, além de Praia Grande, Santos e Guarujá. Atualmente são cerca de 26 mil funcionários e orçamento de R$ 3 bilhões aprovado para 2022.
Declarada instituição de Utilidade Pública nos âmbitos federal e estadual e na cidade-sede de Santo André, a Fundação do ABC foi criada em 1967 por Santo André, São Bernardo e São Caetano.
O objetivo, em primeiro lugar, foi o de implantar uma faculdade de medicina no ABCD. Deu certo!
Em 1969, surgia a Faculdade de Medicina do ABC – hoje Centro Universitário FMABC, referência nacional em ensino, pesquisa, extensão e assistência.
Ao longo dos anos, a FUABC foi se consolidando cada vez mais como parceira estratégica de municípios e do Governo do Estado de São Paulo.
Isso para a gestão de equipamentos públicos de saúde, primando pela qualidade no atendimento, alta resolutividade e humanização.
Anualmente, a rede de saúde da Fundação do ABC realiza mais de 5 milhões de consultas e atendimentos.
Além, em conclusão, de 68 mil cirurgias, 83,5 mil internações e 12,6 milhões de exames e procedimentos.