Doria apresenta o primeiro trem da Linha 17-Ouro

In Canto do Joca On
- Updated
Fotos: GESP

Ao todo, 14 trens de monotrilho estão sendo construídos pela fabricante chinesa BYD

O governador João Doria acompanhou na n oite desta sexta-feira (25.03) a apresentação online do primeiro trem da Linha 17-Ouro do Metrô. A videoconferência exibida no Palácio dos Bandeirantes mostrou imagens diretamente da China, onde o maquinário de transporte sobre trilhos é fabricado.

“A China é um dos nossos maiores parceiros comerciais. Este trem apresentado é uma solução inovadora e que foi desenvolvido especialmente para a Linha 17-Ouro do Metrô, que será uma das mais modernas e mais eficientes de São Paulo”, afirmou o Governador João Doria.

A composição é chamada de cabeça de série e serve de referência técnica para a fabricação de outras 13 que vão atender a futura linha. O monotrilho vai ligar o Aeroporto de Congonhas à rede de transporte sobre trilhos.

O trem exibido na videoconferência está na fábrica da empresa BYD, na cidade chinesa de Shenzhen, e deve chegar a São Paulo até o fim do ano. Cada composição será formada por uma cabeça de série e cinco vagões.

Elas operam com tração elétrica, sustentadas por pneus que andam sobre vigas de concreto de 80 centímetros de largura. O funcionamento pode ser totalmente automático, sem necessidade de operador, com a utilização do sistema UTO (Unattended Train Operator).

Cada trem terá 72 assentos e capacidade de transportar cerca de 600 pessoas em condições confortáveis. Contará também com passagem livre entre os cinco carros, sistema de ar-condicionado e câmeras de monitoramento com gravação de imagens.

A construção da Linha 17-Ouro foi retomada pela atual gestão estadual, após a rescisão de contratos parados e novas contratações. As obras em andamento são finalização da via do monotrilho, construção do Pátio de Manutenção Água Espraiada e acabamento de sete das oito estações. A estação Morumbi, última deste trecho em construção, já foi concluída.

A Linha 17-Ouro terá 8,3 km de extensão total – incluindo trechos de manobras e pátio –, com oito estações que vão do Aeroporto de Congonhas à estação Morumbi da CPTM e conexão às linhas 5-Lilás e 9-Esmeralda.

You may also read!

Pacote de presentes no aniversário de Ribeirão Pires: Guto entrega Torre do Relógio do CHL e novo CIT

Inaugurações marcam os 72 anos de emancipação da Estância Turística e ampliam estrutura voltada ao turismo e à valorização

Read More...

FEIRÃO QUINZENA DO CONSUMIDOR BRK

Contas de água e esgoto com até 65% de desconto podem ser negociadas até o dia 31 de março Campanha

Read More...

ABCD destaca cultura como vetor de desenvolvimento regional em mais uma edição do CirculaMinc

Presidente, Guto Volpi, acompanha apresentação de case de sucesso em turismo e cultura na cidade de Mairiporã O Consórcio Intermunicipal

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu