Diadema vacinou mais de 2.700 no Dia V

Em Saúde - No dia
- Updated
Foto: Igor Andrade/Comunicação PMD

Município abriu 19 UBSs para aplicar doses contra covid-19 e atualizar caderneta de vacinação de crianças e adolescentes

Neste sábado (16.10), a Prefeitura de Diadema abriu 19 das 20 Unidades Básicas de Saúde (UBS) para realização do Dia V de Vacinação contra covid-19 e para Atualização da Caderneta de Vacinação para crianças e adolescentes menores de 15 anos.

O balanço final do dia registrou a aplicação de 2.161 doses de vacina contra covid-19, sendo 177 primeiras doses (D1), 1.383 segundas doses (D3) e 611 terceiras doses (D3) ou doses de reforço para idosos com mais de 60 anos que receberam a segunda dose até 30 de abril.

Além disso, 1.738 crianças de seis meses a 14 anos foram levadas às Unidades pelos responsáveis para avaliação da caderneta de vacinação. Dessas, 546 necessitaram de atualização de doses.

Cada Unidade montou uma estratégia para chamar a população.

A UBS ABC decorou o espaço com motivos infantis, montou um painel para fotos e distribuiu bexigas para quem foi até a UBS.

Antônia Fernandes da Silva levou o filho Vinícius, de oito anos, para atualizar a cobertura vacinal.

“Facilita muito fazer a vacinação de sábado porque com a correria da semana, levar a criança para a escola e outros afazeres não dá para ir até a UBS. Aí eu aproveitei hoje para verificar se está tudo bem. Eu também já tomei a segunda dose do covid-19”, afirmou a moradora do bairro Taboão.

Letícia Nunes Viana, de 19 anos, foi acompanhada da bisavó Maria do Socorro para receber a segunda dose do imunizante contra covid-19.

“Tomei bastante cuidado durante a pandemia. Chorei de emoção ao tomar a primera dose porque achei que ia demorar a minha vez. Mas agora estou recebendo a segunda dose, é melhor ainda”, comemorou.

Covid-19

A vacina contra covid continua a ser aplicada para o público elegível em 20 postos de vacinação ao longo da semana.

Confira aqui os locais (http://www.diadema.sp.gov.br/saude/26592-conheca-os-locais-de-vacinacao-para-covid-19?highlight=WyJsb2NhaXMiLCJ2YWNpbmFjYW8iLCJjb3ZpZCIsInZhY2luYVx1MDBlN1x1MDBlM28gY292aWQiXQ==)

Estão aptos a tomar a primeira dose qualquer morador de Diadema acima de 12 anos (com ou sem comorbidade), além dos demais contemplados nos grupos anteriores e que por algum motivo ainda não foram vacinados; pessoas aptas a tomarem a segunda dose (D2), inclusive as que estão com a dose em atraso; ou ainda a terceira dose (D3) ou dose adicional para os idosos com idade igual ou superior a 60 anos que tenham recebido a segunda dose até 30 de abril, profissionais de saúde acima de 18 anos, que tenham recebido a segunda dose há pelo menos seis meses. Também podem tomar a dose adicional as pessoas com doença imunossupressora, desde que a segunda dose (D2) tenha sido feita há pelo menos quatro semanas (28 dias).

Vale lembrar que o município também antecipou a segunda dose de Pfizer. Desta forma, todas as pessoas que já completaram oito semanas de intervalo da data de administração da primeira dose de Pfizer estão aptas para tomar a segunda dose da vacina.

Até o momento, foram aplicadas 586.965 vacinas contra a covid-19, sendo a primeira dose em 331.702 pessoas, a segunda dose em 237.002 pessoas, a terceira dose em 8.032 pessoas e a dose única em 10.239 pessoas.

O que é preciso

Para receber qualquer dose é preciso apresentar um documento pessoal com foto (CNH ou RG), o Cadastro de Pessoa Física (CPF) – tanto a versão física, digital e/ou a declaração impressa do site da Receita Federal -, e o comprovante de endereço de Diadema (*) no próprio nome (ou carteirinha de matrícula da UBS). Além desses documentos, para se vacinar pela primeira vez contra a covid-19 é necessário fazer o pré-cadastro no site: http://www.vacinaja.sp.gov.br.

Para a segunda dose, além dos documentos acima, é preciso levar o comprovante da primeira dose aplicada em um dos postos do município de Diadema. Para a dose de reforço (D3), ainda é necessário apresentar o comprovante de vacinação com a D2 feita há pelo menos seis meses. Para profissionais da Saúde, também é exigido o Comprovante de vacinação de D1 e D2 feita no município de Diadema.

(*) Se não houver um comprovante de endereço no nome da pessoa que irá se vacinar, poderão ser apresentados (de forma física ou digital), comprovante que esteja em nome dos pais, mas desde que seja apresentado junto um documento que comprove esse parentesco (como certidão de nascimento, casamento, RG, entre outros). Confira aqui os documentos que podem ser considerados como comprovantes de residência: http://www.diadema.sp.gov.br/covid/26838-vacinacao-covid-quais-documentos-valem-como-comprovante-de-residencia.

Multivacinação

Já a Campanha Nacional de Multivacinação para Atualização da Caderneta, voltada para crianças e adolescentes até menores de 15 anos, continua até 29 de outubro nas 20 UBSs de Diadema. Para isso, um profissional verificará se há dose a ser aplicada, seja por atraso, falta ou necessidade de reforço.

É necessária a presença de um responsável e a caderneta de vacinação.  Em situações de perda do documento, a recomendação é de que os pais ou responsáveis compareçam ao mesmo posto de saúde onde vacinaram as crianças anteriormente, para que seja possível consultar quais doses já foram aplicadas na ficha de registro arquivada na unidade.

Beneficiários Bolsa Família

As equipes de Saúde da Família também realizaram mutirão com os beneficiários do Programa Bolsa Família, para acompanhamento e atualização dos cadastros.

Além de avaliação de crescimento, é feita pesagem e avaliação nutricional das crianças das famílias atendidas pelo programa.

Dos 1.762 beneficiários, 898 crianças até 10 anos de idade passaram pela chamada nutricional. O mutirão se repetirá em 23 de outubro.

O mutirão é parte das ações da Semana Municipal da Alimentação.

Ela é promovida, em conclusão, pela Secretaria de Segurança Alimentar em parceria com Saúde e outras secretarias da Administração.

Você também pode ler!

São Caetano abre inscrições para vagas remanescentes da Educação Infantil para 2022

Iinteressados em vagas de Educação Infantil nas escolas municipais de São Caetano do Sul, em 2022, terão, em primeiro

Read More...

Diocese de Santo André celebra padroeiro e anuncia tríduo anual rumo aos 70 anos de história

Inspirada pelo acolhimento, missionariedade e dinamismo do povo de Deus, a Diocese de Santo André celebrou na noite desta terça-feira (30.11), a

Read More...

Presidido por Márcia Morando, Fundo Social de São Bernardo homenageia empresas parceiras com Selo Solidariedade

Quarta edição reuniu representantes de 87 empresas engajadas nas ações solidárias em 2021 Foi bonita, e acima de tudo necessária,

Read More...

Deixe uma resposta:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu