Instalação do aparelho na unidade hospitalar traz celeridade na realização do exame e rapidez no diagnóstico
Em um ano de funcionamento do tomógrafo instalado no Hospital Municipal de Diadema (HMD), o serviço superou a marca de 7.000 exames realizados.
O equipamento foi doado pelo governo japonês e entrou em operação definitiva em junho do ano passado.
Das 7.645 tomografias computadorizadas, até junho de 2023, as mais solicitadas foram tomografias de crânio, pelve, abdome e tórax.
O tomógrafo atende apenas a demanda de urgência de pacientes do Pronto Socorro Central (PSC), internados no HMD e emergências do município.
Para o diretor geral do HMD, Marco Antônio Nadal, a instalação do aparelho dentro da unidade hospitalar traz celeridade na realização do exame e, consequente, rapidez no diagnóstico. “A rapidez e maior precisão no diagnóstico aumenta em muito a qualidade no atendimento médico, beneficiando sempre o paciente que nos procura”.
Marca
Em fevereiro deste ano, o município chegou à marca de 4.000 tomografias, meta estipulada no termo de compromisso pactuado entre o Japão, por intermédio do Ministério da Saúde (MS), e que deveria ser cumprida em até 12 meses. Mais informações sobre o tomógrafo em https://portal.diadema.sp.gov.br/hospital-municipal-de-diadema-cumpre-meta-com-realizacao-de-4-224-tomografias-em-menos-de-um-ano/.
Tele-ECG
Nos meses de abril e maio, o Pronto Socorro do Hospital Municipal realizou 984 eletrocardiogramas com laudo emitido em 24 horas. O local foi o quarto a receber o sistema Tele-EGC.
Os outros três pontos estão instalados nos pronto-atendimentos Eldorado e Paineiras e Pronto Socorro Central (PSC). No total, foram emitidos 3.830 eletrocardiogramas laudados entre fevereiro e maio deste ano.
Na parceria entre Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e o Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, o exame é encaminhado, via internet, para a Central de Laudos do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, que emite o laudo de forma simples e rápida.
Importante para detecção de anormalidades cardíacas, como arritmias, o eletrocardiograma traz mais segurança aos médicos plantonistas das portas de urgência do município.
Além de recursos tecnológicos disponíveis, o Hospital passa por intervenções na estrutura física do prédio, dentro do processo de reestruturação da área da Urgência, Emergência e Hospitalar.
Serviço:
Hospital Municipal de Diadema (HMD)
Avenida Piraporinha, 1.682 – Piraporinha.
Foto: Adriana Horvath