Diadema realiza 6ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar

In ABCD, Gastronomia On
Foto: Adriana Horvath/PMD

No congresso municipal serão tiradas as propostas para a conferência regional que acontecerá em agosto próximo na Capital Paulista

A Prefeitura de Diadema realiza nesta quarta-feira (26.07), em primeiro lugar, a 6ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional.

O seminário acontece, portanto, no Centro Cultural Vladimir Herzog (Rua Eduardo de Matos,159), no Campanário.

Reúne, acima de tudo, representantes de todos os setores sociais (privado e público) que vão debater sobre o direito humano à alimentação adequada.

O evento acontece das 8h30 às 13h e o tema escolhido, este ano, pelo Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional – Consea, é sobre “Erradicar a Fome e Garantir Direitos com Comida de Verdade, Democracia e Equidade”.

A conferência municipal de SAN de Diadema é a primeira etapa de outros três encontros que vão culminar na 6ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável a ser realizada em Brasília (DF), de 11 a 14 de dezembro de 2023.

Antes virão o encontro regional e o estadual.

Delegados/propostas

Os participantes do seminário em Diadema vão discutir como combate à fome e o direito humanos à alimentação com base em três eixos: “Determinantes Estruturais e Macrodesafios para a Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional”; “Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional e Políticas Públicas Garantidoras do Direito Humano à Alimentação Adequada”; e “Democracia e Participação Social”.

De cada eixo, a plenária do encontro poderá aprovar até 10 propostas para serem apresentadas na conferência regional, que acontecerá em agosto próximo na Capital Paulista, e até 21 delegados que vão representar Diadema no evento.

“A Conferência Municipal de Segurança Alimentar é um momento importante para que todos os setores sociais de Diadema façam uma reflexão sobre a fome no país e apresentem planos e metas que visem mitigar essa situação que também afeta moradores do nosso município. Atualmente, mais de 70 milhões de brasileiros vivem em insegurança alimentar, moderada e grave, e se medidas não forem tomadas a situação pode ficar insustentável”, alerta o secretário de Segurança Alimentar Gel Antônio.

Participantes

Vão participar da conferência de Diadema gestores públicos de segurança alimentar, beneficiários de políticas públicas da área, integrantes de conselhos municipais, representantes do Legislativo e de universidades, moradores e titulares e suplentes do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional de Diadema – CONSEAD. Para se inscrever é só chegar 30 minutos antes do congresso começar e fazer o cadastro.

Na abertura, proferirá a palestra magna o professor adjunto da Universidade Federal do ABC (UFABC), José Raimundo Sousa Ribeiro Junior.

Estudioso da fome no Brasil, José Ribeiro possui, por exemplo, bacharelado, mestrado e doutorado em Geografia pela Universidade de São Paulo.

Também é coautor do “Atlas das Situações Alimentares no Brasil: a Disponibilidade Domiciliar de Alimentos e a Fome no Brasil Contemporâneo”, lançado no ano de 2021.

You may also read!

Jéssica Roberta, primeira-dama andreense, fortalece parceria com AECEASA para apoio a entidades assistenciais

A primeira-dama de Santo André, Jéssica Roberta, esteve nesta segunda-feira (21.07) na sede da AECEASA (Associação das Empresas da

Read More...

Unipar concluiu emissão de R$ 900 milhões em debêntures, a maior da sua história

O prazo médio da emissão chegou a 90 meses (7,5 anos) É a emissão com prazo mais longo também na

Read More...

Sicredi amplia apoio a pequenos negócios e fortalece presença no setor de panificação

Com mais de R$ 86 bilhões em crédito liberado para segmento PJ, instituição financeira cooperativa participa de Feira Internacional

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu