Diadema promove atividades de valorização da vida no ‘Setembro Amarelo’

In ABCD, Saúde On
Foto: André Baldini/PMD

Campanha desenvolvida ao longo deste mês busca, acima de tudo, prevenir o adoecimento mental e suas consequências

Para valorizar e preservar a vida, a Prefeitura de Diadema, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), promove ao longo de todo o mês ações de conscientização em prol da campanha “Setembro Amarelo”.

A medida busca, em primeiro lugar, prevenir o adoecimento mental e seus riscos.

O é “A vida é a melhor escolha: você é inspiração”.

Durante o Setembro Amarelo serão realizadas atividades para fortalecimento das políticas públicas e acolhimento das questões relacionadas ao cuidado em saúde mental.

A programação, portanto, já começou.

A Unidade Básica de Saúde (UBS) Paulina, por exemplo, realizou em 12 de setembro, uma ação na Escola Estadual Gregório Bezerra com entrega de cartões com mensagens sobre a temática.

Roda de conversa

A UBS Parque Reid promoveu, no dia 13, uma roda de conversa intitulada “A vida é a melhor escolha: você é inspiração para celebrarmos a vida!”.

Foram abordadas questões sobre saúde mental, prevenção da ansiedade e a importância da alegria de viver.

“Realizamos uma roda de conversa com pacientes do nosso território, com participação da equipe da Estratégia Saúde de Família e E-multi sobre saúde física e mental, destacando o papel primordial da promoção a saúde e prevenção de doenças. A importância de conhecer as próprias emoções, equilibrar, se automotivar, ter empatia e como as relações interpessoais fazem a diferença em nossas vidas. Um ambiente positivo depende muito de nós, pela maneira que lidamos com as questões pessoais e nos relacionamos com o outro e o mundo. E isso é determinante para obtermos qualidade de vida”, afirmou Nelize Dahmen Araújo, gerente da UBS Parque Reid. No dia 25 de setembro, pela manhã, a unidade vai realizar ainda um piquenique no estacionamento da unidade.

Os usuários podem procurar informações sobre as atividades nas suas Unidades Básicas de Saúde ou nos CAPS.

Programação descentralizada

Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), em parceria com a rede de saúde local, promoverão ao longo do mês, diversas atividades.

São trabalhos de sensibilização junto ao público atendido nas unidades e seus acompanhantes e demais interessados no tema.

No dia 26, às 18h, no Campo do Piraporinha (Avenida Dona Ida Cerati Magrini, 721 – Piraporinha), o CAPS promoverá um jogo de futebol.

Será em parceria com o E.C. Internacional de Várzea, para celebrar a importância da prática esportiva nos cuidados da saúde mental.

Em 29 de setembro, das 9h às 16h, o CAPS Norte promove o “Evento de Celebração da Vida!”.

O evento será repleto de atividades, incluindo apresentações de capoeira, grupos de dança, o vibrante Grupo Bate Lata  um coral encantador.

Além disso, apresentações especiais da banda Impávidos, Grupo Tevi Samba e a Banda CAPS Sul!

Já o Hospital Municipal de Diadema (HMD), por meio do GT Humaniza, promoverá entre 18 e 22 de setembro, uma programação variada, intitulada “Semana bem me QUERO”, com oferta de atividades que vão envolver os funcionários, pacientes internados e seus respectivos acompanhantes.

O encerramento da programação, na sexta-feira (22), vai contar com a participação dos Palhaços da Esperada Companhia.

Saiba mais sobre esse trabalho voluntário em: https://portal.diadema.sp.gov.br/palhacos-levam-alegria-a-pacientes-do-hospital-municipal-de-diadema/.

Experiência de cuidado

Diadema conta com um Grupo Técnico (GT) das Violências, com representantes dos diferentes setores da saúde envolvidos no cuidado às pessoas em intenso sofrimento psíquico com pensamento de morte, ideação, planejamento e tentativa de suicídio e automutilação/autolesão.

O GT foi responsável pela revisão e atualização do fluxo de atendimento e notificação das violências autoprovocadas, o que possibilitou ampliar a utilização da Avaliação de Risco Psicossocial em todos os pontos da Rede de Urgência e Emergência (a partir do uso do Cartão de Babel).

Outra iniciativa do grupo foi, além disso, reforçar a importância da notificação do caso no Sistema de Informação de Agravos de Notificação – Sinan e, a partir disto, houve a repactuação do envio imediato de cópia da notificação ao serviço para o qual o usuário é referenciado para a continuidade do cuidado, seja na própria UBS de origem ou no CAPS.

“O acolhimento e atendimento nas unidades de saúde dos casos de violências autoprovocadas possibilita um cuidado ao usuário mais ágil, articulado e humanizado. Outro ponto positivo é que facilita o monitoramento dos casos no território, pela busca ativa e matriciamento/discussão dos casos entre os serviços envolvidos no cuidado”.

A importância deste trabalho foi reconhecida e premiada, acima de tudo, com o Prêmio David Capistrano, no COSEMS 2022, e apresentado na Mostra Nacional do Conasems do mesmo ano.

Saiba mais aqui: https://portal.diadema.sp.gov.br/diadema-ganha-premio-david-capistrano-por-trabalho-desenvolvido-na-rede-municipal-de-saude/.

Se precisar, peça ajuda!

Diadema tem, por exemplo, uma Rede de Atenção Psicossocial estruturada e qualificada para o atendimento de saúde mental.

Ela é composta, em suma, por cinco Centros de Atenção Psicossocial (CAPS Sul, CAPS Leste, CAPS Norte, CAPS Álcool e Drogas e CAPS InfantoJuvenil).

Além disso, pelo Espaço Colmeia (espaço de inclusão social/geração de trabalho e renda), dois Serviços de Residência Terapêutica (SRT).

Sem contar, em suma, um Consultório na Rua I e uma enfermaria de retaguarda de Saúde mental com 10 leitos no Hospital Municipal de Diadema (HMD).

Da mesma forma, conta com psiquiatras 24 horas na porta da urgência e emergência no HMD.

As 20 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) também contam, da mesma forma, com equipes de saúde mental,

E ainda faz parte da RAPS, em conclusão, uma enfermaria de retaguarda de Saúde Mental de álcool e drogas no Hospital Regional do Serraria.

You may also read!

Fala povo: Marcelo Lima lança plataforma colaborativa para construir plano de Governo

Pré-candidato a prefeito de São Bernardo do Campo, Marcelo Lima (Podemos) lançou, em primeiro lugar,  o movimento Podemos SBC

Read More...

Lojas da Coop são pontos de coleta de doações para as vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul

Todas as lojas de supermercado da Coop de Santo André, incluindo a Loja Solidária, na Avenida Queirós dos Santos,

Read More...

Braskem abre inscrições em cinco Estados para projetos sociais que podem receber até R$ 50 mil cada

Serão selecionados, em primeiro lugar, até 15 projetos em todo o País que foquem no desenvolvimento local e sustentável

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu