Diadema prepara a reabertura do Parque Pousada dos Jesuítas

In ABCD, Turismo On
Parque Pousada dos Jesuitas. Fotos: Andre Baldini/PMD

Com relevância histórica e ambiental, Parque fica no coração da cidade e também vai ganhar mais 200 árvores frutíferas; obra faz parte dos festejos de 64º aniversário, celebrado em 8 de dezembro

Em dezembro, mês do 64º aniversário da cidade, a população vai ganhar, em primeiro lugar, mais um espaço verde para atividades físicas, recreação e de lazer.

Para tanto, a Prefeitura de Diadema está acelerando, acima de tudo, as obras de reforma e revitalização do Parque Pousada dos Jesuítas.

Ele fica, e suma, na rua Professora Vitalina Caiafa Esquivel, região central.

Depois de muitos anos fechado, o Parque Pousada dos Jesuítas está sendo reformado para voltar a ser palco de eventos e ponto de diversão pública e gratuita.

Vigilância

Visando a tranquilizar e atrair visitantes, a questão da vigilância na área será tratada com prioridade pela Municipalidade.

Segundo a Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Urbanos de Diadema, responsável direta pelos parques e áreas verdes municipais, o plano de revitalização do Parque Pousada dos Jesuítas inclui diversas obras: recuperação do lago e da arquibancada em mosaico português; casa de máquinas e bombas para ativação da fonte e do espelho d’água; ponte de madeira sobre o espelho d’água; novo playground infantil; reforma geral dos sanitários, incluindo intervenção de acessibilidade para pessoas com necessidades especiais; nova rede de iluminação pública; e implantação e recuperação de trilhas e escadarias.

O acesso fácil ao Parque Pousada dos Jesuítas e sua exuberante beleza natural sempre atraíram, portanto, muitos frequentadores.

Mas, não foi apenas isso. Muita gente visitou o local para curtir eventos artísticos que aconteceram por lá.

Exemplo

Exemplo desse público cativo é a professora Verônica Maria dos Santos.

Residente no Serraria, ela recorda com carinho e saudade as atrações especiais que já curtiu no Parque Pousada dos Jesuítas.

“Além de ser um local lindo, aconchegante e maravilhoso, o parque também deixou grandes registros na história cultural de Diadema, servindo de palco para apresentações nas quais estive presente como a do Balé da Cidade de São Paulo e da Cia. Dança Cisne Negro. Lá também curti um show inesquecível do artista pernambucano, Antônio Nóbrega”, relembrou Verônica.

É exatamente por isso que o projeto arquitetônico que orienta a reabertura do Pousada dos Jesuítas concebeu também a implantação de nova concha acústica para atividades culturais e artísticas.

Por fim, a Prefeitura destaca que a obra de revitalização está sendo executada em consonância com a vocação ambiental da cidade.

Ou seja, evitando qualquer nova impermeabilização de solo.

O aspecto histórico do parque também foi respeitado e estabelecido junto ao Conselho Municipal do Patrimônio Histórico.

Cidade vai ganhar novos parques em 2024

A Prefeitura de Diadema, por meio das secretarias municipais de Meio Ambiente e Serviços Urbanos e a de Habitação e Desenvolvimento Urbano, está trabalhando para entregar mais dois parques municipais no próximo ano. As novidades estão previstas para acontecer no Serraria e Eldorado.

Parque Serraria

A nova área verde ocupa parte do antigo Sítio Miguel Reale.

Ele fica em frente à Paróquia Nossa Senhora das Graças, na avenida Dona Ruyce Ferraz Alvim, no bairro Serraria.

A iniciativa faz parte do termo de compensação ambiental referente à obra de construção da nova unidade do Grupo Atacadão.

Isso, conforme o plano pioneiro do Projeto de Área de Intervenção Urbana (PIU).

Parque Linear Billings

Já está sendo implantado, da mesma forma, junto à margem da Represa Billings, no bairro Eldorado.

O projeto da Prefeitura, em conclusão, é interligá-lo ao tradicional Parque Ecológico Fernando Vitor de Araújo Alves.

You may also read!

Campanha liderada por Jéssica Roberta já arrecada mais de 1,2 mil brinquedos em Santo André

Doações seguem até 30 de outubro e serão destinadas às crianças atendidas pelas instituições cadastradas no Fundo Social A primeira-dama

Read More...

Abertas inscrições para Corrida pela Resiliência em comemoração aos 50 anos da Defesa Civil de Santo André

Evento esportivo será realizado em 13 de dezembro, no Paço, com provas de 5 km e 10 Em comemoração

Read More...

Mobilização da cadeia logística amplia rede de apoio na prevenção à exploração sexual infantil nas estradas

Aliando iniciativas de conscientização nas rodovias a processos de gestão de fornecedores, Braskem articula, em primeiro lugar, o engajamento

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu