Com relevância histórica e ambiental, Parque fica no coração da cidade e também vai ganhar mais 200 árvores frutíferas; obra faz parte dos festejos de 64º aniversário, celebrado em 8 de dezembro
Em dezembro, mês do 64º aniversário da cidade, a população vai ganhar, em primeiro lugar, mais um espaço verde para atividades físicas, recreação e de lazer.
Para tanto, a Prefeitura de Diadema está acelerando, acima de tudo, as obras de reforma e revitalização do Parque Pousada dos Jesuítas.
Ele fica, e suma, na rua Professora Vitalina Caiafa Esquivel, região central.
Depois de muitos anos fechado, o Parque Pousada dos Jesuítas está sendo reformado para voltar a ser palco de eventos e ponto de diversão pública e gratuita.
Vigilância
Visando a tranquilizar e atrair visitantes, a questão da vigilância na área será tratada com prioridade pela Municipalidade.
Segundo a Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Urbanos de Diadema, responsável direta pelos parques e áreas verdes municipais, o plano de revitalização do Parque Pousada dos Jesuítas inclui diversas obras: recuperação do lago e da arquibancada em mosaico português; casa de máquinas e bombas para ativação da fonte e do espelho d’água; ponte de madeira sobre o espelho d’água; novo playground infantil; reforma geral dos sanitários, incluindo intervenção de acessibilidade para pessoas com necessidades especiais; nova rede de iluminação pública; e implantação e recuperação de trilhas e escadarias.
O acesso fácil ao Parque Pousada dos Jesuítas e sua exuberante beleza natural sempre atraíram, portanto, muitos frequentadores.
Mas, não foi apenas isso. Muita gente visitou o local para curtir eventos artísticos que aconteceram por lá.
Exemplo
Exemplo desse público cativo é a professora Verônica Maria dos Santos.
Residente no Serraria, ela recorda com carinho e saudade as atrações especiais que já curtiu no Parque Pousada dos Jesuítas.
“Além de ser um local lindo, aconchegante e maravilhoso, o parque também deixou grandes registros na história cultural de Diadema, servindo de palco para apresentações nas quais estive presente como a do Balé da Cidade de São Paulo e da Cia. Dança Cisne Negro. Lá também curti um show inesquecível do artista pernambucano, Antônio Nóbrega”, relembrou Verônica.
É exatamente por isso que o projeto arquitetônico que orienta a reabertura do Pousada dos Jesuítas concebeu também a implantação de nova concha acústica para atividades culturais e artísticas.
Por fim, a Prefeitura destaca que a obra de revitalização está sendo executada em consonância com a vocação ambiental da cidade.
Ou seja, evitando qualquer nova impermeabilização de solo.
O aspecto histórico do parque também foi respeitado e estabelecido junto ao Conselho Municipal do Patrimônio Histórico.
Cidade vai ganhar novos parques em 2024
A Prefeitura de Diadema, por meio das secretarias municipais de Meio Ambiente e Serviços Urbanos e a de Habitação e Desenvolvimento Urbano, está trabalhando para entregar mais dois parques municipais no próximo ano. As novidades estão previstas para acontecer no Serraria e Eldorado.
Parque Serraria
A nova área verde ocupa parte do antigo Sítio Miguel Reale.
Ele fica em frente à Paróquia Nossa Senhora das Graças, na avenida Dona Ruyce Ferraz Alvim, no bairro Serraria.
A iniciativa faz parte do termo de compensação ambiental referente à obra de construção da nova unidade do Grupo Atacadão.
Isso, conforme o plano pioneiro do Projeto de Área de Intervenção Urbana (PIU).
Parque Linear Billings
Já está sendo implantado, da mesma forma, junto à margem da Represa Billings, no bairro Eldorado.
O projeto da Prefeitura, em conclusão, é interligá-lo ao tradicional Parque Ecológico Fernando Vitor de Araújo Alves.