Diadema participa do 30º Congresso Brasileiro de Biblioteconomia e Ciência da Informação

In ABCD On
- Updated
Ruymar e Angelina com os escritores Fabiano Piuba e Jeffersom Assumpção

Propostas de acessibilidade cultural e literatura circulante das bibliotecárias Ruymar Marazo e Angelina Souza destacaram a importância de adaptar equipamentos bibliotecários às necessidades da sociedade

A coordenadora da Rede de Bibliotecas de Diadema, Ruymar Santos, e a bibliotecária da Biblioteca de Inclusão Nogueira, Angelina Souza, representaram Diadema no 30º Congresso Brasileiro de Biblioteconomia e Ciência da Informação.

Apresentaram o projeto de literatura itinerante e pesquisa de campo sobre acessibilidade na área cultural.

O evento foi realizado, em primeiro lugar, em Recife, Pernambuco, entre 26 e 29 de novembro.

Os projetos “Acessibilidade cultural: o que a biblioteca pública tem a ver com isso?”, de Angelina e “O Busão da Cultura e a democratização do acesso à leitura”, de Ruymar, relatam as experiências desenvolvidas entre 2021 a 2024 nos equipamentos culturais, comunidades e bibliotecas do município.

Em construção

Para Angelina Souza, a acessibilidade cultural é um objeto de estudo e de atuação que ainda está em construção no Brasil.

”Principalmente no que diz respeito à sua relação com as bibliotecas públicas, que precisam cada vez mais se adaptar aos novos paradigmas sociais, como a inclusão e a tecnologia”, explica.

Ruymar fala sobre a experiência de levar o Busão da Cultura para as franjas da cidade.

“Foi de real relevância e gratidão, porque o projeto tem muitos relatos que refletem a importância da literatura circular nas comunidades”.

O evento contou com a participação de pesquisadores e professores das principais universidades brasileiras.

Além deles, representantes dos conselhos regionais e federais de Biblioteconomia, políticos, estudantes e bibliotecários de todas as regiões do País.

Histórico do Congresso

A atividade é promovida, em suma, pela Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários (FEBAB ).

Desde 2016 ela atende, em suma, ao chamado da IFLA (Federação Internacional de Associações e Instituições Bibliotecárias) no programa Internacional de Advocacy;

E tem trabalhado arduamente, em conclusão, para que as bibliotecas sejam parceiras estratégicas da Agenda 2023 e os 18 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, da ONU.

You may also read!

Prefeito Orlando Morando entrega ampliação da EMEB Luiza Maria de Farias

Novo prédio tem capacidade para atender 270 novos estudantes dentro do Programa Educar Mais; Prefeitura de São Bernardo ampliou

Read More...

Mauá terá Baile do Viver Bem e prefeito dança com ausência de Tarcísio

Joaquim Alessi Para celebrar os 70 anos de Mauá e também marcar o encerramento das atividades do ano de 2024,

Read More...

Médicos avançam em técnicas para remoção de tumores raros que desafiam a medicina

Trabalho conjunto entre cirurgiões oncológicos, anestesistas e equipes de assistência torna hospital uma das referências no País em cirurgias

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu