A Prefeitura de Diadema protocolou nesta quarta (10.11), na Câmara Municipal, projeto que celebra o Acordo de Cooperação Técnica sem Transferência de Recursos Financeiros com o IFSP (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo) para a promoção do evento “1º Desafio de Inovação do IFSP em Diadema – Projeto Rango das Quebradas”, voltado para identificar ideias e desenvolver uma plataforma de venda e entrega de comida (aplicativo).
A ideia é que o dispositivo tecnológico beneficie os pequenos comércios de bairro de Diadema do ramo alimentício (restaurantes, padarias, mercados, hortifruti etc) e os entregadores que se utilizam de bicicletas ou veículos automotores, organizados em cooperativas, associações ou outros empreendimentos autogestionários.
“A implantação do Rango das Quebradas está no nosso programa de governo. E fico muito feliz em apresentar o projeto de lei que vai viabilizar uma proposta tão inovadora e que trará emprego e renda para a nossa cidade”, afirma o prefeito José de Filippi Jr.. Ele será uma realização conjunta entre a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho e o IFSP.
O Desafio é uma oportunidade para os estudantes do IFSP se engajarem em pesquisa, visando a solucionar um problema real.
Ele está de acordo com a Lei de Criação de Institutos Federais 11.892/2008, que prevê a realização de pesquisas aplicadas com o objetivo de contribuir com o desenvolvimento dos arranjos produtivos.
Ele será dividido nas seguintes etapas: elaboração e lançamento de Edital de Desafio de Inovação para estudantes do IFSP; recebimento e julgamento das propostas para o Desafio; elaboração de material de divulgação da Etapa Final; realização da Etapa Final com a Apresentação das 5 melhores propostas, com premiação da melhor equipe; e desenvolvimento da proposta premiada, viabilizando a sua aplicação prática.