Programa oferece, em primeiro lugar, microcréditos a pequenos empreendedores e apoia cooperativas e projetos de geração de renda e emprego
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SEDET) levou para a sua sede, acima de tudo, o posto de atendimento do Banco do Povo.
Trata-se, portanto, de um programa do governo do Estado em parceria com as prefeituras que oferece microcrédito produtivo.
“Com o Banco do Povo, podemos oferecer serviços financeiros voltados para o desenvolvimento econômico local, como microcrédito para empreendedores de pequeno porte, apoio a cooperativas e associações comunitárias, além de incentivos para projetos de geração de renda e emprego,” explica, em resumo, Lu Novais, diretora de Articulação e Desenvolvimento Empresarial da SEDET. “Nosso objetivo é estimular o empreendedorismo e melhorar as condições de vida da população.”
Costurando vidas
Uma microempreendedora do município que alavancou seus negócios com o Banco do Povo foi a costureira Sueli Pereira da Silva, de 62 anos. Durante sua vida, trabalhou na área de administração e em um consultório médico. No entanto, nunca deixou a costura, que vez ou outra funcionava como uma fonte de renda extra.
Até que, em 2020, sua realidade mudou. Devido à idade e à pandemia, Sueli não conseguia mais arranjar um emprego. Por isso, decidiu voltar aos bordados, especializando-se em enxovais infantis personalizados. Por meio de um colega, conheceu o Banco do Povo, se candidatou e inovou seu negócio.
“Consegui comprar uma máquina de estampa que estava almejando há meses,” contou a costureira.
“Arrumei a minha máquina de bordar, comprei tecidos, linhas e agulhas, e investi na reforma do espaço. Também, organizei a estrutura e a parte elétrica do salão”, disse.
Hoje, Sueli atende em seu próprio ateliê de costura, no bairro do Taboão: “Foi um sonho realizado!”
Interessados em procurar o Banco do Povo podem se dirigir diretamente à SEDET (Av. Antônio Piranga, 1116 – Centro), das 8h às 17h, ou ligar para 11 4056 3950.