Diadema fortalece parceria com agricultores familiares

In ABCD On
A secretária de Educação, Ana Lucia Sanches, e a secretária-adjunta de Segurança Alimentar, Luci Uliana, conversaram com representantes das cooperativas e do MST. Fotos: Mauro Pedroso/PMD

Encontro no Centro de Formação Professora Lisete Arelaro teve representantes de mais de 10 cooperativas de São Paulo, de outros Estados e do MST

A Secretaria de Educação de Diadema realizou na tarde desta sexta-feira (05.05), em primeiro lugar, encontro com representantes de mais de 10 cooperativas de agricultores familiares e do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Teto (MST).

Trata-se, acima de tudo, de mais uma ação de fortalecimento da parceria do município com os produtores de alimentos.

Conforme a lei do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), as cidades devem investir ao menos 30% do recurso do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) em produtos de agricultura familiar.

Em Diadema, por exemplo, 47% do recurso recebido em 2022 do programa foram destinados a esse fim.

Direito da infância

A secretária de Educação de Diadema, Ana Lucia Sanches, destacou, portanto, que o governo do prefeito José de Filippi Junior vai além.

Ele entende a alimentação escolar como um dos direitos da infância e tem se empenhado em oferecer sempre a melhor alimentação possível.

“E uma alimentação de qualidade tem a ver com a origem dos alimentos”, assinalou, em resumo.

A secretária-adjunta de Segurança Alimentar, Luci Uliana, participou, da mesma forma, do evento, no Centro de Formação Professora Lisete Arelaro.

Encontro foi realizado no Centro de Formação Professora Lisete Arelaro

A chefe da Divisão de Alimentação Escolar da Secretaria de Educação de Diadema, Vanessa Garcia, explicou a proximidade com os produtores.

E destacou ser fundamental para fortalecer o programa de compra de alimentação de agricultores familiares.

“É um momento para ouvir as demandas dos agricultores e também para que eles estejam à par das nossas necessidades”, declarou.

“Sinalizamos para eles o dia a dia da nossa realidade escolar e isso nos faz avançar em qualidade dos produtos e em maior aceitação dos preparos”, concluiu.

Parceria cresce

O representante da Cooperativa de Produtos Agrícolas do Cinturão Verde do Alto Tietê (Coopvat), Josemir Barboza de Moraes, também falou.

Afirmou que a parceria com a Prefeitura de Diadema vem crescendo a cada ano e elogiou o encontro promovido pela Secretaria de Educação.

“A atuação da Prefeitura de Diadema é realmente diferenciada”, declarou.

Vice-presidente da Cooperativa de Produção, Industrialização e Comercialização Agropecuária dos Assentados e Agricultores Familiares da Região Noroeste do Estado de São Paulo (Coapar), o setor de produção do MST, Lourival Plácido de Paula agradeceu o fortalecimento da agricultura familiar promovido pela Secretaria de Educação de Diadema.

“É uma política fundamental que ajuda não só a manter muitas famílias como também a produção de alimentos”, citou.

A Secretaria de Educação de Diadema está com uma chamada pública para aquisição de alimentos aberta.

Segundo o edital, a documentação e o projeto de venda devem ser apresentados até 15 de maio, com entrega das amostras prevista para 18 de maio.

O edital pode ser acessado, em conclusão, no site da Prefeitura de Diadema.

You may also read!

CineMaterna exibe “Superman” no Shopping ABC

Projeto permite, em primeiro lugar, que as mães aproveitem as novidades da sétima arte junto com seus bebês Nesta terça-feira,

Read More...

Sebrae-SP lança programa voltado a mulheres negras

Lançamento do Potência Negra terá, em primeiro lugar, palestra e painel com empreendedores em 30 de julho; inscrições são

Read More...

Nova campanha Sicredi e Visa traz tecnologia utilizada em filmes de Hollywood

Telas de LED conectadas com softwares de projeção em 3D, por meio de produção virtual, permitiram que os filmes,

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu