Diadema exigirá passaporte da vacina em estabelecimentos e locais de uso coletivo

In ABCD On
- Updated
Comprovante de Vacina. Foto: Dino Santos/PMD

Medida passa a vigorar em fevereiro para academias, estádios, cinemas, bares e entretenimento, salões de beleza, shoppings, além de prédios públicos

A Prefeitura de Diadema começará a exigir o passaporte da vacina para quem quiser frequentar estabelecimentos e locais de uso coletivo públicos e privados a partir de fevereiro.

Decreto Municipal nº. 8.087/2022, nesse ssentido, foi, portanto, publicado nesta quinta-feira (27,01).

A exigência é, acima de tudo, uma das medidas para conter o avanço da pandemia pelo coronavírus e também estimular a imunização de toda a população.

Muitos desafios

“Hoje temos 99% da população adulta vacinada com a primeira dose e 93% já com o esquema vacinal completo, com as duas doses, e estamos ampliando a vacinação para crianças. Ainda temos muitos desafios, como a circulação da variante ômicron, e precisamos adotar medidas para proteger ainda mais a população. Isso trará tranquilidade para quem trabalha, mora ou circula pela cidade”, ressalta, por exemplo, o prefeito de Diadema, Filippi.

Segundo o documento, estão incluídos na obrigatoriedade estabelecimentos como academias de ginástica, piscinas, centros de treinamento e de condicionamento físico, clubes sociais, estádios, ginásios esportivos, cinemas, teatros, salas de concerto, salões de jogos, circos, recreação infantil, atividades de entretenimento, boates, casas de espetáculos, festas, eventos e apresentações em geral, conferências, convenções e feiras comerciais, bares, lanchonetes, restaurantes, refeitórios e serviços de alimentação, para a acomodação de clientes sentados nas áreas internas ou protegidas por cobertura de qualquer natureza, serviços de embelezamento, estética e congêneres, shopping centers e centros comerciais, serviços de transporte de passageiros por taxímetro ou aplicativo, estabelecimentos de hospedagem e acomodação de qualquer espécie, drive-in, locações de imóveis por temporada e os serviços contratados por aplicativo.

O passaporte também é obrigatório, da mesma forma, para prédios públicos, excluindo aqueles que prestem serviços relacionados à saúde.

O passaporte da vacina é comprovação da situação vacinal, por meio físico ou digital (disponíveis nas plataformas VaciVida e ConcectSUS).

Deve ser apresentado  junto a um documento de identidade com foto.

Em caso de descumprimento do decreto, haverá aplicação de multas,

Além medidas como interdição e fechamento pela vigilância sanitária ou autoridade policial como Guarda Civil Municipal (GCM).

A íntegra do documento está disponível em http://scriptcaseprod9.diadema.sp.gov.br/arquivos_diario_oficial/publicacoes/2022/77/27012022_DOE_Diadema_73%20extra.pdf.

Vacinação

Até o momento, foram aplicadas 778.700 vacinas no total.

A primeira dose em 339.069 pessoas, a segunda dose em 305.402 pessoas, a terceira dose em 113.982 pessoas, a quarta dose em 20 pessoas.

A dose única em 10.239 pessoas e 9.988 doses em crianças.

O município disponibiliza a vacinação para adultos e adolescentes entre 12 e 17 anos, além de crianças a partir de cinco anos em todas as 20 UBSs.

Para receber o imunizante, é preciso ir a UBS mais perto de casa e apresentar toda a documentação obrigatória.

São eles CPF, documento pessoal com foto ou certidão de nascimento, comprovante de endereço de Diadema.

Para pessoas com comorbidades, é necessário documentação que comprove a condição clínica.

Podem ser exames, laudos, receitas, relatórios ou prescrição médica.

O município realiza no sábado (29.01), um Dia D de Vacinação Contra Covid-19 para adultos e crianças.

Mais informações, em conclusão, em http://www.diadema.sp.gov.br/covid/27555-dia-d-de-vacinacao-contra-covid-sera-no-proximo-sabado-29.

You may also read!

Músicas em PararaTimBum: espetáculo gratuito em Rio Grande da Serra e São Bernardo

O grupo de teatro Os Geraldos, de Campinas (SP), participa do Circuito Sesc de Artes 2024, circulando por 10

Read More...

Eduardo Leite questiona Prefeitura de Santo André sobre plano de emergências climáticas

O parlamentar aponta, acima de tudo, ações de extrema importância para a prevenção e enfrentamento a catástrofes ambientais O vereador

Read More...

Atleta de São Bernardo fatura ouro no Mundial e reforça vaga à Paralimpíada de Paris

Luis Carlos Cardoso, que treina na Billings, registrou o melhor tempo em torneio disputado em Szeged, na Hungria, alcançando

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu