Diretoras, diretores, vice-diretoras e vice-diretores foram eleitos de forma direta pela comunidade escolar em novembro de 2022; mandatos têm duração de três anos
As novas equipes gestoras das escolas municipais de Diadema tomaram posse em cerimônia nesta terça-feira (31.01), no auditório do Centro de Formação Professora Lisete Arelaro.
A eleição direta, quando a comunidade escolar e todos os funcionários escolheram as novas diretoras, diretores, vice-diretoras e vice-diretores, foi em novembro de 2022.
As equipes terão, em primeiro lugar, mandato de três anos nas 60 escolas da rede municipal de ensino e no CAIS (Centro de Atenção à Inclusão Social).
A vice-prefeita Patty Ferreira participou da cerimônia de posse
“A importância de vocês terem sido eleitos pela comunidade escolar é que garantimos que a direção estará próxima do território e desenvolverá um projeto específico de trabalho para aquela comunidade, reforçando que todos serem professores se materializa no bom trabalho realizado”, afirmou, em resumo.
Templo de coletivo
A secretária de Educação, Ana Lucia Sanches, reforçou que a escola é o templo do coletivo desde a primeiríssima infância.
“Para que possamos garantir uma educação universal, laica, inclusiva, antirracista, integrada à sua comunidade e de qualidade curricular e pedagógica”, completou.
Formação
As equipes gestoras passaram, entre 25 e 27 de janeiro, por uma formação específica.
Isso, por exemplo, para conhecer todo o funcionamento da Secretaria de Educação.
Como atuam os diferentes departamentos, qual deles deve ser acionado em cada situação, além de terem sido acolhidos por toda equipe.
Ao longo dos três dias, todos os diretores e vice-diretores conheceram os diferentes departamentos da Secretaria de Educação, que vão apoiar o trabalho durante os três anos de mandato, bem como ensinamentos práticos sobre sistemas que precisam ser acessados, formulários que devem ser preenchidos e toda a rotina e demanda que a gestão escolar exige.
Também foi apresentado, além disso, um panorama da realidade da educação e do público da educação na cidade.
Essa foi, em conclusão, a primeira vez que a Seduc realizou uma formação para as novas equipes, nesses moldes, de apresentação da estrutura administrativa da pasta.