Diadema e Sebrae em ação por regularização de MEIs

In ABCD On
Divulgação/PMD
Em Diadema, 47,4% dos microempreendedores individuais estão em atraso com as contribuições e podem perder benefícios
Nos últimos anos, cresceu o número de empreendedores em Diadema, mas a pandemia provocou instabilidade no cenário econômico.
Esse panorama foi observado pelo Sebrae com uma alta do número de MEIs (Microempreendedores Individuais) inadimplentes.
Em Diadema, a taxa de inadimplência está em 47,4%. Porém, resolver essa questão é simples.
É possível parcelar a dívida diretamente no Portal do Empreendedor nacional (https://www.gov.br/empresas-e-negocios/pt-br/empreendedor).
Para isso, o MEI precisa ter as Declarações Anuais em dia – sem esse documento, o CNPJ fica inativo, impossibilitando a regularização.
Basta acessar a opção ‘Já Sou MEI’ e, em seguida, clicar em ‘Pagamento de Contribuição Mensal’.
Na sequência, aparecerá o campo ‘Parcelamento – Microempreendedor Individual’.
O acordo pode envolver parcelas de 60 vezes, com valor mínimo de R$ 50.
Os juros envolvidos são de 1% mais a taxa Selic em vigência do mês que o financiamento da dívida for assinado.
O número de parcelas é calculado pelo sistema do Simples Nacional, com base na quantia devedora.

Dívida Ativa

“O MEI que não está regularizado poderá ter seu CPF inscrito na Dívida Ativa da União e pode perder o seu CNPJ, que será excluído do Simples Nacional automaticamente pela Receita, além de não estar coberto pelos benefícios previdenciários que tem direito no Recolhimento do MEI, como aposentadoria, auxílio-doença e licença-maternidade”, alerta, por exemplo, Isabella de Carvalho Cruz, agente de atendimento do Sebrae em Diadema.
“Além da dívida, a falta da entrega da Declaração Anual do MEI (outro fator que faz parte da irregularidade do CNPJ) torna o MEI inapto, impedindo assim o microempreendedor de emitir notas fiscais e fazer compras no CNPJ”, afirma, da mesma forma.
No mês passado, a Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC lançou campanha regional chamada MEI é Assunto Sério, com objetivo de fortalecer os microempreendedores das sete cidades.
A Prefeitura de Diadema e o posto do Sebrae em Diadema são parceiros da Agência neste programa, que envolve cursos de capacitação e facilidade na renegociação de dívidas dos MEIs.
“O empreendedorismo cresceu e se consolidou em Diadema. Ao mesmo tempo que sabemos que os últimos anos não foram fáceis para quem decidiu empreender. Por isso temos pensado e trabalhado para ajudar os MEIs, que são parte importante da rede de produção de riquezas de Diadema”, comentou, em resumo, a secretária de Desenvolvimento Econômico de Diadema, a vice-prefeita Patty Ferreira.
Em Diadema são, acima de tudo, 31 mil MEIs ativos.

You may also read!

Reciclar, criar e empoderar: oficina transforma resíduos em oportunidade

Atividade marca, em suma, encerramento de campanha de reciclagem promovida pela Unipar em Rio Grande da Serra Na sexta-feira (08.08),

Read More...

São Bernardo previne e reduz em 84% casos de dengue

Medidas efetivas, por meio dos agentes de combates a endemias, tecnologia e vacinação, colocam município, acima de tudo, em

Read More...

Prefeitura Mauá lança campanha para quitação de débitos

Contribuinte pode se dirigir, portanto, ao Paço Municipal ou ao Poupatempo para regularizar sua situação Na próxima semana, a Prefeitura

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu