Diadema discute disforia e câncer de mama em pessoas trans

In ABCD, Saúde On
Fotos: Dino Santos/PMD

Evento faz parte, em primeiro lugar, da programação de ações do Outubro Rosa e foi apresentado pela equipe do ambulatório DiaTrans

Nesta sexta-feira (27.10), o Ambulatório DiaTrans de Diadema promoveu, portanto, evento técnico sobre disforia, uso de acessórios e câncer de mama em pessoas trans, no auditório do Quarteirão da Saúde (QS).

A discussão voltada a profissionais de saúde e representantes de outros municípios reuniu, acima de tudo, cerca de 40 participantes.

A apresentação do tema pelo DiaTrans foi, por exemplo, sugestão de Grupos de Trabalho (GTs) de Saúde do Estado e do ABCD.

Isso, dentro das discussões do Outubro Rosa, mês voltado à conscientização para o controle do câncer de mama.

“A discussão é fundamental para conscientizar os profissionais que qualquer pessoa que tenha mama pode, futuramente, desenvolver o câncer. Por isso a importância de se realizar o rastreio tanto em homens trans, quanto nas mulheres trans e travestis ou pessoas não binárias”, explica, em resumo, a enfermeira e coordenadora do DiaTrans, Vanessa Romão.

Angústia

A disforia de gênero ocorre quando a pessoa apresenta sentimentos de angústia significativa ou dificuldade de funcionamento relacionadas ao sentimento persistente de que o sexo ao nascimento não corresponde ao seu sentimento interno de ser (seja ele masculino, feminino, misto, neutro ou outra identidade de gênero).

“Quando a pessoa faz uso de acessórios para afirmar a identificação de um gênero, precisa adotar alguns cuidados para que não comprometa ou traga prejuízos à saúde. Identificar essas situações e ofertar o cuidado mais adequado são alguns dos temas a serem abordados no evento”, afirma Vanessa.

DiaTrans

O ambulatório DiaTrans é voltado a travestis, transexuais e trangêneros.

Coloca à disposição atendimento de saúde, consultas médicas e em enfermagem, psicologia, psiquiatria e serviço social.

Para ser atendido, é preciso ser morador de Diadema e comparecer ao serviço, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, para o acolhimento inicial.

O atendimento inclui, da mesma forma, consultas médicas e de outras categoriais profissionais.

Respeitando as necessidades e especificidades de cada indivíduo para atendimento integral, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida desse usuário.

Outubro Rosa

Para celebrar o Outubro Rosa, a Prefeitura de Diadema, por meio dos serviços de saúde, promove inúmeras atividades de orientação e promoção de saúde ao longo deste mês.

Na terça-feira (24.10), além disso, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) apresentou o Protocolo Linha Cuidado de Saúde da Mulher.

O mesmo atualizou os fluxos de atendimento/encaminhamento nas áreas de pré-natal de risco habitual, pré-natal de alto risco à gestante, mamografia, inserção de DIU, laqueadura e vasectomia (direitos reprodutivos), exame preventivo/papanicolau e violências (autoviolência provocada e violência sexual).

Serviço:

Ambulatório DiaTrans de Diadema/ Quarteirão da Saúde
Avenida Antônio Piranga, 700 – 2º andar – Centro.
Tel.: (11) 4043-8093 – WhatsApp (11) 913195659
E-mail: diatrans@diadema.sp.gov.br
Funcionamento: Grupo de Entrada (acolhimento inicial), de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.

 

You may also read!

Biblioteca Cecília Meireles realiza sexto sarau do ano neste sábado

Evento é gratuito e, acima de tudo, com microfone aberto a todos, sem necessidade de inscrição A Biblioteca Cecília Meireles,

Read More...

Em Mauá, “É Bom Demais”! E vai ficar ainda melhor com participação popular

Um tributo ao grupo de pagode Só Pra Contrariar é, em primeiro lugar, uma das atrações da Agenda Cultural,

Read More...

Santo André sedia 2º Festival Cultural Leste Europeu de Inverno neste sábado

Gastronomia, artesanato e atrações culturais podem ser conferidas, portanto, no Cine Theatro de Variedades Carlos Gomes, das 10h às

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu