Diadema discute disforia e câncer de mama em pessoas trans

In ABCD, Saúde On
Fotos: Dino Santos/PMD

Evento faz parte, em primeiro lugar, da programação de ações do Outubro Rosa e foi apresentado pela equipe do ambulatório DiaTrans

Nesta sexta-feira (27.10), o Ambulatório DiaTrans de Diadema promoveu, portanto, evento técnico sobre disforia, uso de acessórios e câncer de mama em pessoas trans, no auditório do Quarteirão da Saúde (QS).

A discussão voltada a profissionais de saúde e representantes de outros municípios reuniu, acima de tudo, cerca de 40 participantes.

A apresentação do tema pelo DiaTrans foi, por exemplo, sugestão de Grupos de Trabalho (GTs) de Saúde do Estado e do ABCD.

Isso, dentro das discussões do Outubro Rosa, mês voltado à conscientização para o controle do câncer de mama.

“A discussão é fundamental para conscientizar os profissionais que qualquer pessoa que tenha mama pode, futuramente, desenvolver o câncer. Por isso a importância de se realizar o rastreio tanto em homens trans, quanto nas mulheres trans e travestis ou pessoas não binárias”, explica, em resumo, a enfermeira e coordenadora do DiaTrans, Vanessa Romão.

Angústia

A disforia de gênero ocorre quando a pessoa apresenta sentimentos de angústia significativa ou dificuldade de funcionamento relacionadas ao sentimento persistente de que o sexo ao nascimento não corresponde ao seu sentimento interno de ser (seja ele masculino, feminino, misto, neutro ou outra identidade de gênero).

“Quando a pessoa faz uso de acessórios para afirmar a identificação de um gênero, precisa adotar alguns cuidados para que não comprometa ou traga prejuízos à saúde. Identificar essas situações e ofertar o cuidado mais adequado são alguns dos temas a serem abordados no evento”, afirma Vanessa.

DiaTrans

O ambulatório DiaTrans é voltado a travestis, transexuais e trangêneros.

Coloca à disposição atendimento de saúde, consultas médicas e em enfermagem, psicologia, psiquiatria e serviço social.

Para ser atendido, é preciso ser morador de Diadema e comparecer ao serviço, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, para o acolhimento inicial.

O atendimento inclui, da mesma forma, consultas médicas e de outras categoriais profissionais.

Respeitando as necessidades e especificidades de cada indivíduo para atendimento integral, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida desse usuário.

Outubro Rosa

Para celebrar o Outubro Rosa, a Prefeitura de Diadema, por meio dos serviços de saúde, promove inúmeras atividades de orientação e promoção de saúde ao longo deste mês.

Na terça-feira (24.10), além disso, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) apresentou o Protocolo Linha Cuidado de Saúde da Mulher.

O mesmo atualizou os fluxos de atendimento/encaminhamento nas áreas de pré-natal de risco habitual, pré-natal de alto risco à gestante, mamografia, inserção de DIU, laqueadura e vasectomia (direitos reprodutivos), exame preventivo/papanicolau e violências (autoviolência provocada e violência sexual).

Serviço:

Ambulatório DiaTrans de Diadema/ Quarteirão da Saúde
Avenida Antônio Piranga, 700 – 2º andar – Centro.
Tel.: (11) 4043-8093 – WhatsApp (11) 913195659
E-mail: diatrans@diadema.sp.gov.br
Funcionamento: Grupo de Entrada (acolhimento inicial), de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.

 

You may also read!

Papai Noel chega a Diadema no dia 14

Natal da Esperança preparado pela Prefeitura terá, além da apresentação do Bom Velhinho, árvore e vila de Natal e

Read More...

Mauá celebra 71 anos entre as 20 cidades do país mais bem avaliadas no acesso aos serviços de tratamento de esgoto

Com o indicador de 91% de tratamento de esgoto, Mauá já alcançou 10 anos antes as metas de universalização

Read More...

Fim da peregrinação: Deputada Ana Carolina Serra propõe lei para padronizar atendimento da mulher vítima de violência

Projeto de Lei nº 1197/2025 cria a Política Estadual de Atendimento, visando a concentrar serviços e garantir cuidado humanizado; PL

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu